Fale Conosco

28 de fevereiro de 2012

Capacitação para prestação de contas do Pacto Social começa nesta terça



capacitação de gestores pacto social estacao ciancias foto antonio david (2)

Capacitação dos gestores. Foto: Antonio David/Secom-PB

Na manhã desta terça-feira (28), teve início a capacitação dos gestores municipais de educação e saúde no Sistema de Gestão de Informação (SGI), do Governo do Estado. As atividades, que são realizadas na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, se estendem até a próxima quinta (1º). As cidades que fazem parte do Pacto social foram dividas em grupos e turnos durante os três dias.

O sistema concentrará todas as parcerias entre o Governo do Estado e os municípios paraibanos. “Facilitar a interação, dinamizar processos, diminuir o uso do papel e, consequentemente, a burocratização são alguns dos objetivos do SGI”, explicou Manoel Ludgério, titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e da Articulação Municipal (Sedam).

Segundo Sinoel Batista, consultor da empresa Quanta, desenvolvedora do projeto, a plataforma permitirá a troca instantânea de informações entre os municípios e as secretarias do Estado. “O sistema vai funcionar como uma caixa de inventário, guardando informações e facilitando a acesso por parte dos gestores”, explicou.

Segundo Sinoel, uma das vantagens é que os sistema poderá ser acessado pela internet, o que elimina a burocracia: “O gestor municipal fecha a prestação on line e envia para a plataforma. Na secretaria, o servidor recebe a notificação”, acrescentou.

A secretária de Saúde de Bonito de Santa Fé, Érica Emengarda, que participou da capacitação no primeiro grupo desta terça, elogiou o sistema. “Facilitará o trabalho dos municípios, porque nos permite acompanhar cada etapa do convênio. Problemas como a falta de algum documento poderão ser resolvidos com mais rapidez”, comemorou.