João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação: Jovens da Capital concluem curso de Assistente de Pessoal

terça-feira, 2 de agosto de 2016 - 11:52 - Fotos:  Luciana Bessa

Cerca de 30 jovens de João Pessoa concluem, nesta semana, o curso de Assistente de Pessoal oferecido no Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica) da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com o Senac. Os alunos receberão certificado e estão aptos para atuar no setor de Recursos Humanos de qualquer empresa.

O curso gratuito, ministrado pela professora Lauricéa do Nascimento, abordou funções básicas da profissão como contratação de funcionários, controle de presença e faltas de funcionários, direito a serem exercidos pelos funcionários (férias, hora-extra, adicionais) e demissão de empregados dentro da empresa.

“Hoje estamos encerrando o curso, fazendo uma simulação como se estivéssemos em uma empresa. É o projeto integrado em que eles estão atuando, desde a seleção de currículos ao dia a dia no RH de uma empresa”, disse a professora.

Oportunidade – Para os alunos, a maioria jovens em busca do primeiro emprego, a oportunidade foi importante para mostrar mais opções para o mercado de trabalho.

“Estava desempregado e decidi fazer este curso pra aprender algo novo. E foi muito bom porque na primeira semana do curso consegui ser selecionado para trabalhar no setor de RH de uma empresa”, contou o jovem André Silva de Paiva.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, mantém 16 Centros Sociais Urbanos (CSU), entre eles, o Centro Integrado de Cruz das Armas (Cica).

Cada centro oferece, além de cursos profissionalizantes, atividades para a terceira idade, escolinhas para crianças e adolescentes, oficinas, artesanato, entre outras atividades.