João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação forma multiplicadores sobre saúde do trabalhador‏

quinta-feira, 27 de novembro de 2014 - 10:46 - Fotos: 

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador na Paraíba (Cerest-PB) realiza, até esta sexta-feira (28), a capacitação nacional com foco em saúde do trabalhador. O curso tem carga horária de 80 horas. Participam do treinamento, profissionais de saúde da atenção básica e da vigilância sanitária.

De acordo com o diretor do Cerest-PB, Ricardo Brindeiro, o objetivo é capacitar os profissionais de saúde, de forma que eles sejam multiplicadores das informações. “É a segunda vez que o Cerest Estadual realiza este curso. Ele é realizado em dois módulos com supervisão dos técnicos da Fundação Oswaldo Cruz [parceira]. Esta é a primeira etapa e, concluída a capacitação, em fevereiro, os profissionais estarão habilitados para serem multiplicadores das informações”, explicou.

Segundo Brindeiro, a intenção é que, até 2016, 2600 profissionais sejam capacitados em todo o Brasil na temática de saúde do trabalhador.

O responsável pela capacitação é o médico pesquisador e professor da Fiocruz,Luiz Carlos Fadel de Vasconcelos. Ele comentou que atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) possui a Rede Nacional de Atenção Integral a Saúde do Trabalhador, criada em 2002. “A rede tem 209 Centros de Referência em todo o Brasil. Nossa missão é desenvolver um projeto de capacitação dos agentes desses centros”, afirmou.

O objetivo é formar pessoas capazes de fazer a vigilância dos processos em ambientes de trabalho. “Aqui na Paraíba, nós estamos fazendo um curso de multiplicadores. Ou seja, é uma formação mais densa para que esses profissionais possam seguir pelo Brasil para formar outros profissionais, em suas esferas locais, sobre o tema saúde do trabalhador. A diplomação é realizada pela Fiocruz e, logo em seguida, os aprovados serão inseridos no nosso banco nacional de multiplicadores”, explicou Fadel.

A assistente social sanitarista dos Cerest Estadual e Regional, Lurdes Gomes de Lima, participou das aulas e avalia os conhecimentos repassados. “As atividades são feitas de forma construtivistas, com discussões, reflexões e seminários. Para mim, está sendo muito importante porque é uma ampliação das questões relacionadas à saúde do trabalhador”, observou.

A técnica do núcleo de vigilância e informação do Cerest Estadual, Raimunda Almeida, também comemora a participação no evento. “O que estamos vendo aqui hoje são estudos que nos levam à novas formas de intervir nos condicionantes e determinantes para levar uma saúde de qualidade ao trabalhador”, salientou.

Saúde do trabalhador – A área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho. As realizações em prol da saúde do trabalhador visam principalmente reduzir as doenças ocupacionais e acidentes de trabalho e proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores.

Cerest – Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

Cabe aos Cerest capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de maior complexidade, assessorar a realização de convênios de cooperação técnica, subsidiar a formulação de políticas públicas, apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender aos acidentes de trabalho e agravos contidos na Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho e aos agravos de notificação compulsória citados na Portaria GM/MS nº 777, de 28 de abril de 2004.

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador na Paraíba fica no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, e é um órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES).