João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação em Comercialização Solidária reúne participantes de toda Paraíba na UFPB

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017 - 10:38 - Fotos:  Luciana Bessa

Foi encerrada nessa quinta-feira (26), a Formação em Comercialização Justa e Solidária. A capacitação foi realizada durante dois dias e foi direcionada para todos os segmentos da Economia Solidária, Artesanato, Agricultura Familiar, Finanças Solidárias e Catadores. Na ocasião, participaram 55 trabalhadores de diversas regiões da Paraíba, tais como, Seridó, Agreste, Brejo, Cariri, Zona da Mata e o Alto Sertão Paraibano.

O debate trouxe diálogos e trocas de experiências, análise de contexto e uma construção coletiva de articulação e comercialização solidária no Estado. Reuniram-se cooperativas e associações que têm a preocupação de trabalhar com o comércio justo e solidário. A discussão se deu a partir de depoimentos das experiências já existentes que veio para figurar a importância da construção de uma nova maneira de consumir.

A Formação teve como objetivo principal trabalhar na Paraíba os conceitos de Economia Solidária para construir novos mercados, fortalecer e valorizar iniciativas econômicas solidárias já existentes, e estimular a criação de outras. Ou seja, informar e educar para uma outra economia possível.

Com uma maneira diferente de produzir e de comercializar, a Economia Solidária se preocupa em trabalhar de forma justa e solidária, sem explorar os recursos naturais e o homem, baseando-se no respeito à natureza e no consumo consciente.

A secretária Executiva Ana Paula Almeida considerou que foram momentos ricos de aprendizado e troca de experiências vivenciadas pelos participantes, em torno da política de economia solidária. “Esse é o primeiro passo importante para efetivar a política. É emocionante ver pessoas lá da ponta nos contar histórias exitosas, isso mostra a necessidade de implantar centros de referências em economia solidária, com assistência técnica, formação, comercialização e demais ações”.

Para Rizoneide Amorim, analista social do Instituto Marista de Solidariedade, organização que atua nas comunidades com foco em economia solidária, agroecologia e desenvolvimento sustentável, a formação foi importante. “Acredito que a atividade através dos debates, trouxe esclarecimentos, como também uma construção coletiva, talvez esse seja o primeiro passo para a implantação do Centro Público”, avaliou

Ação foi promovida pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), com apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos e Solidários (Incubes) e em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária.O evento aconteceu na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior – SODS da UFPB.