Fale Conosco

14 de junho de 2013

Capacitação discute informação eletrônica de vendas de antibióticos



O processo de escrituração de antimicrobianos e controlados no novo módulo do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o tema da palestra promovida pela Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB), na próxima segunda-feira (17), em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF/PB).

Ministrada pelo inspetor sanitário James Fialho, a palestra vai ser realizada no período das 8h às 12h, no Palácio das Artes Suellen Carolini, localizado à Rua Luiz Bezerra Mota, nº 400, no Bairro do Catolé, em Campina Grande/PB.

Segundo o gerente técnico de Inspeção e Controle de Medicamentos e Produtos da Agevisa/PB, Sérgio Brindeiro, vão ser abordados aspectos teóricos relacionados ao cadastramento de farmácias e drogarias no SNGPC, inventário por arquivo XML e envio de arquivo ‘zipado’. “Considerando que o dia 16 de abril deste ano foi a data em que a Anvisa passou a exigir que as farmácias informem eletronicamente cada venda de antibiótico, ressaltamos a importância da presença, no evento, de inspetores e técnicos em Vigilância Sanitária que executam inspeções em farmácias e drogarias”, observou.

Ainda segundo Sérgio Brindeiro, as fiscalizações em drogarias e farmácias relacionadas à escrituração de antimicrobianos no SNGPC, e consequentemente ao cumprimento da norma, já estão sendo realizadas desde o dia 16 de abril. O não cumprimento do estabelecido pela norma vigente, segundo ele, acarreta a abertura de processo administrativo sanitário com as devidas sanções previstas em lei.

Exatamente para evitar que haja descumprimento da norma por desconhecimento por parte do setor regulado, a Agevisa/PB está promovendo palestras em todas as regiões do Estado, cumprindo, dessa forma, seu caráter educativo/informativo relacionado à questão. A primeira palestra aconteceu em João Pessoa, nos dias 4 e 5 de abril, e a segunda em Guarabira no dia 3 de maio”, informou.

Além de Campina Grande, serão realizadas palestras nas Regionais de Saúde de Patos e Sousa, em datas ainda a serem definidas.