João Pessoa
Feed de Notícias

Capacitação discute elaboração de projetos culturais para igualdade racial

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013 - 14:46 - Fotos: 

A Secretaria de Estado Cultura (Secult) promoveu, em parceria com o Ministério da Cultura (Minc) e instituições vinculadas, uma oficina destinada aos interessados em elaborar projetos voltados à promoção da igualdade racial. A atividade aconteceu no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em João Pessoa.

A participação superou as 60 vagas inicialmente oferecidas comparecendo, no total, 73 participantes. A oficina teve representantes dos municípios de Juripiranga, Campina Grande, Rio Tinto, Marcação, Santa Rita, Lagoa de Dentro, Conde, Lagoa Seca, Bayeux, João Pessoa, Cabedelo e Itabaiana; e participação das prefeituras e produtores culturais destes municípios. A gerente operacional de Arte Popular da Secult, Mariah Marques, comentou que a orientação do secretário de Cultura, Chico César, é realizar várias oficinas no Estado para ajudar na elaboração de projetos.

Para a Secult, essa foi uma oportunidade de adquirir informações e fomentar a troca de ideias e parcerias. As atividades foram ministradas pelo assessor do Minc Nordeste, Roberto Azoubel, e o representante da Funarte Nordeste, Reinaldo Freire. Ao todo, os editais vão disponibilizar R$9 milhões, distribuídos entre os segmentos de audiovisual, artes, literatura e pesquisa acadêmica. Podem participar dos editais, brasileiros que se autodeclarem negros, com mais de 18 anos, que atuem nas áreas de artes visuais, circo, música, cinema, literatura, pesquisa de bibliotecas, dança e teatro.

Os editais, cujas inscrições seguem até 25 de março, são de responsabilidade da Secretaria do Audiovisual (SAV) e de duas instituições vinculadas ao Minc: Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.

O objetivo do evento é proporcionar aos produtores e artistas negros oportunidade de acesso a condições e meios de produção artística, de acordo com o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343/2010) e pelo Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010).