Fale Conosco

27 de maio de 2013

Candidatos ao CFO devem se inscrever no Enem até esta segunda-feira



Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar têm até esta segunda-feira (27) para efetuarem a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será a prova utilizada pela instituição como etapa teórica do concurso. As inscrições do CFO acontecem em dois momentos, um agora no Enem e outro na Polícia Militar quando for lançado o edital, que vai trazer informações sobre o número de vagas disponíveis para este ano, exames de saúde, físico, psicológico e apresentação das documentações, fases seguintes do certame.

O coordenador de Comunicação da Polícia Militar, Major Gilberto Felipe, lembrou que quem perder o período de inscrição do Enem automaticamente está excluído da seleção para o CFO deste ano. “Porque assim como a UFPB nós passamos a adotar o Enem como prova para o ingresso no CFO, mas com uma diferença, a UFPB vai utilizar a nota do Enem para inscrever os candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto nós utilizaremos a nota do exame como forma de classificação dos candidatos que estão inscritos no edital da PM, que deve ser divulgado até agosto. Dessa forma, é obrigatória agora a inscrição no Enem para nos próximos meses realizar a inscrição na PM”, explicou.

As mudanças aconteceram após a Universidade Federal da Paraíba decidir, no último dia 13, durante reunião do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão (Consepe), extinguir o Processo Seletivo Seriado e adotar em 100% o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a prova para o ingresso na instituição.

Após a decisão, a Polícia Militar acompanhou a mudança da UFPB e adotou o Enem para definir a classificação dos candidatos a uma das vagas do Curso de Formação de Oficiais.

Inscrições – Os candidatos devem se inscrever até as 23h59 no site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Lá é necessário informar dados escolares e socioeconômicos, tanto pessoais quanto relativos ao grupo familiar. Os campos são de preenchimento obrigatório. É preciso também fazer algumas escolhas no ato da inscrição do Enem 2013, como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), além do local (Estado e cidade) de realização das provas. A taxa de inscrição do Enem 2013 é de R$ 35,00.