João Pessoa
Feed de Notícias

Candidatos a Jovens Embaixadores fazem provas e recebem visita da secretária interina da Educação

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 18:09 - Fotos: 

Nesta sexta-feira (21) foi realizada a etapa de aplicação das provas oral e escrita para os 19 alunos selecionados no Programa Jovens Embaixadores 2013. Dos 174 inscritos este ano, apenas 19 alunos foram selecionados para esta etapa. Destes, 12 são oriundos da rede estadual de ensino e sete são alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB). As provas foram aplicadas no Centro de Línguas da Paraíba.

A secretária interina de Estado da Educação, Márcia Lucena, visitou os alunos que participavam da segunda etapa do Programa Jovens Embaixadores. A secretária parabenizou todos os alunos selecionados e desejou boa sorte a todos. “Esta é uma excelente oportunidade para vocês e o importante é que é para todos, tanto do interior do Estado como da nossa Capital”, destacou a secretária Márcia Lucena.

Devido ao elevado número de inscritos neste ano, pela primeira vez a Paraíba poderá ter quatro Jovens Embaixadores. “Este ano além do elevado número de alunos inscritos também observamos muitos alunos de várias cidades do interior do Estado como Queimadas, Boa Vista, Várzea, Monteiro, Princesa Isabel, Cuité, Picuí além de Campina Grande e João Pessoa”, informou Vitória Régia Alves de Sousa, responsável pelo Programa Jovens Embaixadores na Paraíba.

Para Jailma Santos, aluna da Escola Estadual Olivina Olívia que participa da etapa de seleção, esta oportunidade é imperdível. “Nosso professor de Inglês nos contou do programa, me interessei e hoje estou muito feliz de estar aqui participando, pois sei que esta oportunidade é única na minha vida”, enfatizou a aluna.

A primeira etapa do Programa Jovens Embaixadores 2013 consistiu na seleção dos alunos e apreciação da documentação enviada. Após esta segunda etapa de aplicação das provas, uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (SEE) visitará em suas residências os alunos classificados e produzirá um relatório que será enviado à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que divulgará no início do mês de novembro os nomes dos Jovens Embaixadores da Paraíba.

“A partir do momento que você se torna um jovem embaixador um leque de oportunidades se abre na sua mente te possibilitando visualizar o mundo de uma maneira talvez nunca antes vista por você”, analisou Samuel Oliveira, Jovem Embaixador do ano de 2009, atual aluno do curso de Relações Internacionais da UEPB e ex-aluno da Escola Estadual Severino Cabral de Campina Grande.

Até dezembro serão selecionados 35 estudantes brasileiros da rede pública, que tenham excelente desempenho escolar, histórico de trabalho voluntário em suas comunidades, boa fluência no idioma inglês e que possam representar o Brasil como “embaixadores” em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) é parceira nesse programa e pode fornecer informações pelos telefones: 3218-4015/4079, na Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), no 3º andar da sede da SEE, no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa.

Jovens Embaixadores – Jovens Embaixadores é um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino.  O programa acontece sempre no mês de janeiro.  Na primeira semana, os Jovens Embaixadores visitam a capital dos Estados Unidos, Washington, onde participam de reuniões com autoridades do governo e visitam escolas públicas e projetos sociais. Após a programação na capital americana, os Jovens Embaixadores viajam para estados-anfitriões, onde são hospedados por famílias voluntárias, frequentam aulas em escolas da região, participam de atividades de voluntariado, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.