Fale Conosco

6 de agosto de 2015

Canal de hangout da Secretaria da Educação realiza primeira transmissão na sede do Google



hagouts 3 270x244 - Canal de hangout da Secretaria da Educação realiza primeira transmissão na sede do GoogleO lançamento do canal de hangouts “Paraíba faz Educação 2” da Secretaria de Estado da Educação (SEE), ocorreu nesta semana direto da sede do Google em São Paulo. Trata-se de uma ferramenta de interação entre a Secretaria da Educação, gestores, professores e alunos, utilizando a plataforma de mensagens instantâneas e chat de vídeo desenvolvido pelo Google.

“Este projeto é fruto das ideias do Prêmio Solução Nota 10. Entendemos que escola boa é aquela que dialoga, que está conectada em rede social, que tem espaço de interação entre a juventude, o professor e o gestor”, afirmou o secretário da Educação, Aléssio Trindade, na abertura oficial do canal “Paraíba Faz Educação 2”.

O vídeo de abertura do canal (link: https://www.youtube.com/watch?v=qSTVo2oppd4) apresentou também imagens dos professores da rede estadual vencedores da primeira etapa do prêmio Solução Nota 10, Rafael Maximino dos Santos, Francisco Tiago Guedes Bitu e Jeimes Ferreira Campos, que foram premiados com uma visita à sede do Google em São Paulo.

“Não só eu, mas também os professores e alunos ficaram muito felizes por uma escola do interior do Estado ter sido premiada”, observou o professor Franscisco Guedes da Escola Estadual José Américo de Almeida, localizada no município de São José de Espinharas. “Este canal é fenomenal, é uma ideia nossa colocada em prática”, completou.

hagouts 5 270x173 - Canal de hangout da Secretaria da Educação realiza primeira transmissão na sede do GoogleRafael Maximino agradeceu a contribuição de todos os que curtiram e comentaram e lembrou que a produção de ideias por parte da juventude é o que faz a diferença na educação do país.

O representante do Google, Alexandre Campos, parabenizou a Secretaria de Estado da Educação pelo exemplo de liderança. “Este hangout é histórico, com certeza é o primeiro de muitos; espero que os professores possam se conectar com escolas de outras regiões, do Brasil e do mundo. É uma satisfação perceber que eles fazem a diferença nas escolas da Paraíba.”

Canal de Hangouts “Paraíba Faz Educação 2” -tem o objetivo de promover e dinamizar a comunicação entre a Secretaria da Educação e os atores escolares, por meio da criação de canais com temáticas dirigidas para sistematização do conteúdo a ser trabalhado pelos professores. No canal do Youtube ficarão armazenados todos os encontros online que ocorrerão. As temáticas discutidas serão divididas nos seguintes subcanais: 

hagouts 4 270x180 - Canal de hangout da Secretaria da Educação realiza primeira transmissão na sede do GoogleCircuito das Profissões -Tem como objetivo levar informações e promover interação entre estudantes da rede estadual de ensino e os profissionais das mais diversas áreas, tendo como finalidade oferecer dados para “discernimento profissional”. Tem por finalidade repassar mais informações aos alunos visando contribuir para escolherem suas profissões. 

Escolas Conectadas -O objetivo é transmitir informações entre escolas e professores, disseminando experiências dos professores e das escolas tanto on-line, em versão “streaming”, quanto em versão gravada no ambiente do youtube.com.

Regionais em Rede -Destina-se à comunicação entre as regionais, projetos, reuniões, formações, transmissão on-line de eventos, entre outros, facilitando e diminuindo a distância real entre as experiências exitosas das escolas. 

hagouts 2 270x166 - Canal de hangout da Secretaria da Educação realiza primeira transmissão na sede do GoogleConexão Jovem -Visa oferecer temas variados ligados à juventude, um espaço para interação acerca de temas que fazem parte do cotidiano dos jovens; temas como sexualidade, protagonismo juvenil, ações afirmativas, entre outros.  O ambiente tanto pode contar com a presença de profissionais, quanto de alunos que trarão suas experiências acerca de temas sugeridos em consultas aos jovens da rede estadual.

Professores.com - Neste canal, os professores da rede estadual de ensino serão os protagonistas.