Fale Conosco

21 de maio de 2009

Campus de Monteiro realiza Colóquio de Estudos Literários



O evento conta com mini-cursos e palestras sobre o estudo da Literatura e envolve mais de 200 pessoas entre alunos e professores de áreas afins.

A abertura aconteceu com a palestra ministrada pela professora Sudha Swarnakar, docente titular da UEPB e doutora em Literatura Comparada pela University of Warwick Coventry, em Londres, Inglaterra. No primeiro dia do evento também foi apresentado o tema ‘O ensino da Literatura infanto-juvenil’, pela coordenadora do Mestrado em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), professora Marta Nóbrega.

De acordo com a professora Tatiana Sant’ana, coordenadora do curso de Letras do Campus VI, a idéia de realização do Colóquio surgiu principalmente após as cobranças dos alunos e da própria comunidade no sentido de promover um evento que valorizasse a cultura popular.

Nesta quinta-feira, serão ministrados os mini-cursos ‘Simbolismos utópicos no discurso lítero-musical brasileiro’, ‘Diálogos com a cultura popular na poesia de Manuel Bandeira’ e ‘A representação do Mundo dos Engenhos: de Antonil a Mário Sette’. No encerramento, tem ainda a palestra ‘Incerteza e expansão da Literatura na contemporaneidade’, com o coordenador do Mestrado em Literatura e Interculturalidade da UEPB, professor Luciano Justino.

Além da programação científica, o I Colóquio de Estudos Literários do Campus VI contou com a participação dos alunos da instituição em Monteiro, que declamaram poemas autorais, já publicados pela Editora da UEPB no livro ‘A Universidade e o fazer poético em prosa e poesia’.

Ascom/UEPB