Fale Conosco

5 de novembro de 2010

Campus de Monteiro da UEPB promove exibições de filmes



Realizado pelo Núcleo de Espanhol do campus VI da Universidade Estadual da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Cultura de Monteiro e o Cineclube do Teatro Jansen Filho, o Projeto Cinema dos Outros promoverá na próxima segunda-feira (08) a exibição do filme nacional “O contador de histórias” (2009). A iniciativa tem o objetivo de instigar a discussão sobre as diferenças culturais, através do cinema, mostrando filmes que tenham como temática o contato ou o confronto entre culturas, valores ou visões de mundo díspares.

As sessões direcionadas a comunidade ocorrem às segundas-feiras, às 19h30. O projeto também oferta aos interessados em aprender e praticar a língua espanhola, sessões semanais de filmes nesse idioma, seguidas de debate, que acontecem regularmente às terças-feiras, às 19h, no Núcleo de Espanhol da UEPB, Campus Pinto do Monteiro. A partir do dia 16 deste mês, a programação contemplará a Sétima Arte contemporânea, iniciando com a produção espanhola “Mar adentro” (2005), de Alejandro Almenábar.

O Núcleo de Espanhol do campus VI funciona como um laboratório e espaço de extensão. Lá os alunos podem estudar, ver filmes, promover leituras, entre outras atividades. A ideia foi originalmente desenvolvida pela professora Cristina Bongestad, e agora com seu afastamento para o doutorado, está sob coordenação das professoras visitantes Ariadne Costa, Débora Cota e Márcia Nascimento.

Nos dois lados do projeto – o voltado para a comunidade e o que tem como plateia os alunos de graduação – há sempre um debate com as professoras e espectadores presentes. Segundo a docente Ariadne Costa, os filmes exibidos tentam trazer questões importantes para o contexto atual e a realidade local, percorrendo tópicos como cidadania, juventude, direitos humanos e diferenças, entre outros. Alguns títulos já exibidos foram: Machuca (Chile, 2004); Cidade dos Homens (Brasil, 2007), e Coraline (EUA, 2009).

As sessões em espanhol, para os graduandos, começaram há cerca de dois meses. Mensalmente é escolhida uma temática distinta: Cinema e História; Cinema e Literatura, e o tema de novembro, Cinema Contemporâneo, que exibirá produções datadas a partir de 2004. Ainda sobre a temática cinematográfica, a professora Ariadne relatou que o campus aproveitou para exibir em outubro, durante o II Colóquio de Estudos Literários e Linguísticos (II CELL), uma mostra de curtas paraibanos das últimas décadas – ação que contou com o apoio da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB).