João Pessoa
Feed de Notícias

Campus de João Pessoa da UEPB inaugura ‘Cineclube Mnemosýne’

quinta-feira, 27 de maio de 2010 - 08:51 - Fotos: 

Nesta sexta-feira (28), a Universidade Estadual da Paraíba ganhará mais um projeto relacionado à Sétima Arte: o Cineclube Mnemosýne. A iniciativa integra as atividades do ‘Projeto de Extensão Fotografia e Memória Cultural: Identificação, Descrição e Conservação Preventiva de Coleções Fotográficas’, do Curso de Arquivologia, localizado no campus V da UEPB, em João Pessoa. O Cineclube tem como proposta possibilitar aos colaboradores do projeto a oportunidade de apreciar as produções cinematográficas e, através da linguagem fílmica, debater temáticas que versam sobre o universo da memória social.

A atividade é complementada por leituras direcionadas à proposta do filme, à linguagem cinematográfica e a questões sociais que possibilitem uma postura crítica. O projeto é coordenado pela professora de Arquivologia, Maria José Cordeiro, e pelo docente Vancarder Brito – sociólogo que dá aulas nos cursos de Biologia e Arquivologia do campus V. O nome Mnemosýne foi escolhido em alusão à deusa homônima, advinda da mitologia grega, que representa a personificação da memória.
  
A professora Maria José, que é conhecida como Mara, explicou que o projeto de extensão ‘Fotografia e Memória Cultural’ existe desde 2008 e hoje busca se transformar em programa, algo mais abrangente. Para tornar isso possível, há a necessidade de uma cooperação multidisciplinar, daí a participação do professor Vancarder Brito e também do professor Germano Ramalho, do curso de Relações Internacionais, também do campus V.
  
A professora Mara também possui um grupo de pesquisa, com temática semelhante. Tanto a pesquisa, quanto o projeto de extensão possuem um aluno bolsista cada, ambos do curso de Arquivologia. Ela afirma que o Cineclube é uma idéia inicial das atividades deste projeto, que tem a verdadeira intenção de futuramente levar esta discussão às escolas estaduais de Ensino Médio.
 
Ícone da cinematografia

O filme ‘Cinema Paradiso’ foi escolhido para iniciar as atividades do Mnemosýne, por contar, através de sua narrativa e de seus personagens, a história do próprio cinema. “É uma verdadeira declaração de amor à sétima arte”, opinou a professora Mara. Os próximos títulos de filmes serão decididos em reuniões futuras com os participantes do projeto.
  
A sinopse da obra fala que Salvatore – cineasta bem-sucedido – recebe, em Roma, a notícia da morte do velho amigo Alfredo (Philippe Noiret), projecionista do cinema paroquial de sua aldeia natal, Giancaldo, na Sicília. Passa, então, a relembrar sua infância e adolescência em Giancaldo, como coroinha da igreja e ajudante de Alfredo na projeção dos filmes.

Serviço:

Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Ano: 1988
Duração: 123 minutos.
Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Philippe Noiret, Jacques Perrin, Salvatore Cascio, Agnese Nano, Brigitte Fosey, Marco Leonardi, Antonella Attiu, Enzo Cannavale.
Data: 28 de maio de 2010
Horário de exibição: 14h
Debate: 16h30
Local: Auditório do Campus V, Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487, Tambiá, João Pessoa – PB.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB