Fale Conosco

9 de setembro de 2009

Campus de Catolé representa a UEPB no desfile do 7 de Setembro da cidade



O Centro de Ciências Humanas e Agrárias, campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Catolé do Rocha, participou do desfile de último 7 de setembro enfocando o tema ‘As Ciências Humanas e Agrárias contribuindo para o (Des)Envolvimento Sustentável’.

Segundo a chefe adjunta do Departamento de Letras do Centro, Benedita Ferreira, em vez de temáticas nacionais, é tradição os alunos desfilarem com temas de projetos realizados pela Escola Agrícola e cursos de graduação da Universidade. Este ano, o tema escolhido foi uma abordagem ao desenvolvimento sustentável, algo especialmente buscado nos cursos do campus.

O embrião do Campus IV foi a antiga Escola Agrícola do Cajueiro, fundada em 1952, hoje Escola Agrotécnica do Cajueiro. O educandário trabalha a questão do homem do campo, considerando sua origem, cultura, crenças e modo de entender o mundo com foco na agropecuária, oportunizando aos filhos de pequenos agricultores da região, conhecimentos de nível médio nesta área.

A UEPB agregou saberes ao absorver a Escola Agrotécnica em 1989, que resultou na criação do Centro de Ciências Humanas e Agrárias, no ano de 2003. Ampliou, assim, as suas ações para atender exigências educacionais que são próprias dos moradores da região, com a implantação de dois cursos de graduação: Licenciatura em Letras e Ciências Agrárias, acrescidos da pesquisa e da extensão.

Projetos – Os projetos de pesquisa e extensão, atualmente em desenvolvimento no Departamento de Letras do CCHA são: Revista Êita: espaço aberto para a voz da cultura em nossa cidade; Cineclube: cinema para questionar a realidade; Leitura e Elaboração de Poemas com alunos das Escolas Públicas de Catolé do Rocha; Projeto Cultural Geraldo Maciel: promovendo a leitura em Catolé do Rocha – Parceria Universidade e Município.

Os projetos do curso Técnico em Agropecuária são: O Ensino Médio Integrado À Educação Profissional: a consolidação da experiência nas Escolas Pioneiras da Paraíba; e Matemática inteliGENTE. Na graduação em Ciências Agrárias, os projetos são: Difusão da Cultura da Palma no semi-árido paraibano; Produção de brotos de palma para fins cosméticos e culinários; Impactos ambientais causados pelo destino do lixo patogênico das unidades de saúde de São Bento-Pb; Produção Sustentável e Distribuição de mudas frutíferas, olerícolas, ornamentais e florestais na microrregião de Catolé do Rocha; Uso Sustentável dos Recursos Naturais Aplicados aos Jovens e Comunidade do Cajueiro no Município de Catolé do Rocha.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB