Fale Conosco

8 de maio de 2009

Campina sedia ‘Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial’



Governo do Estado, Prefeitura de Campina Grande e entidades civis organizadas promovem, a partir das 8h deste sábado, a ‘I Conferência Regional Borborema de Promoção da Igualdade Racial’, cujos debates vão ocorrer na Associação Comercial daquela cidade.

 Na oportunidade, os participantes discutirão estratégias de ação para implementar políticas públicas de afirmação existentes atualmente no País, além de debater o alcance social dessas políticas, os avanços conquistados e os desafios para que se possa ter uma sociedade livre de preconceitos e aberta à igualdade plena de oportunidades, independente da cor ou raça como previsto na Constituição Federal.
  
A conferência vai elaborar sugestões indicativas no âmbito municipal para a implementação do Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, bem como definir diretrizes que fortaleçam as políticas de promoção da igualdade racial, na perspectiva de superação das desigualdades, e apresentar propostas de alteração do conteúdo desse mesmo Plano Nacional e da sua forma de execução.
  
Temática – O tema central do evento é ‘Os avanços, os desafios e as perspectivas da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial’, que envolve ainda a ‘Análise da realidade brasileira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial’; ‘Impacto das políticas de igualdade racial implementadas pelos entes federativos a partir dos eixos temáticos: educação, saúde, trabalho, segurança e terra’; ‘Compartilhamento da agenda nacional com o Plano de Ação de Durban’; Gestão pública, participação e controle social: compartilhando o poder de decisão’; e ‘Análise do impacto das políticas implementadas, para além fronteiras, com destaque na área das relações internacionais para os protocolos firmados com os países do continente’.
  
O evento tem caráter preparatório para a etapa estadual que escolherá delegados aptos a participarem da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá entre os dias 25 e 28 de Junho em Brasília.
  
Segundo o padre José Vanildo, coordenador geral do evento em Campina Grande e que responde pela 3º Gerência Regional de Desenvolvimento Humano com sede no município, a conferência é aberta ao público em geral. Podem se credenciar para a disputa de vagas de delegado, com vistas à etapa estadual, representantes das instituições da sociedade civil organizada dos municípios do Compartimento da Borborema.
  
A ‘I Conferência Regional Borborema de Promoção da Igualdade Racial’ terá início às 8h com o credenciamento dos participantes e, logo após as 9h, ocorre a abertura oficial e segue-se programação normal com palestras, grupos de trabalho e plenária final com apresentação de propostas e os delegados escolhidos para representarem micro-região da Borborema na etapa estadual.