João Pessoa
Feed de Notícias

Campina recebe programação da Semana do Meio Ambiente

terça-feira, 1 de junho de 2010 - 11:17 - Fotos: 

Seguindo a famosa frase de Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, no Brasil é discutido, há vários anos, propostas que possam trazer soluções aos problemas ambientais relativos ao gerenciamento dos resíduos sólidos (lixo). Para tanto, a cidade de Campina Grande também integra a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Governo do Estado, através da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), na manhã desta quarta-feira (2), como sede do Encontro de Soluções para os Resíduos Sólidos, no auditório do Hotel Garden.
 
O evento objetiva reunir o maior número de prefeitos e secretários municipais paraibanos para debater o ‘Pacto de Adesão Integrada de Resíduos Sólidos’, quando anteriormente a limpeza urbana era tratada simplesmente como questão de menor importância dentro das administrações municipais, onde a preocupação era apenas de não deixar o lixo visível para a população. O problema é complexo e deixa de ser simplesmente questão de gerenciamento técnico para inserir-se em um processo de gestão participativa. E essa gestão é a maneira de conceber, implementar e administrar sistemas de limpeza, como perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Três palestras estão programadas para acontecer durante o evento. A primeira está prevista para começar às 9h30, com o tema ‘Formação de consórcios para a implantação de aterro sanitário’; em seguida a palestrante e representante do Ministério das Cidades, Nadja Limeira, enfocando ‘Fonte de recursos para projetos e programas de resíduos sólidos’; e encerrando o ciclo de palestras, o diretor técnico da Rumus Engenharia Ambiental, Sérgio Augusto Duarte, faz uma explanação sobre ‘Implantação e operacionalização de aterros sanitários’; para depois haver debates e congraçamento.

Passeio

Para o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no sábado, 5 de junho, a população pessoense vai participar de um Passeio Ciclístico. A concentração do passeio será a partir das 7h, no Parque Solon de Lucena (Lagoa), com saída prevista para às 8h, seguindo pelas avenidas Getúlio Vargas, Duarte da Silveira, Ministro José Américo de Almeida (Beira Rio), Rui Barbosa, Júlia Freire, Epitácio Pessoa, e chegada no Busto do Almirante Tamandaré, divisa das Praias de Tambaú e Cabo Branco. Ao final do percurso serão sorteadas duas bicicletas entre os participantes.
           
Durante o passeio, trios elétricos animarão os ciclistas com músicas e mensagens ecológicas, obedecendo a regulamentação de desligar na passagem em frente a hospitais e casas de saúde. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, Ciclopatrulha, equipe da loja Túlio Bicicletas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) darão apoio durante o itinerário.

Exposições
 
Além dessa programação, a Sudema preparou uma série de exposições itinerantes, durante todo o mês de junho, que circularão pelas escolas estaduais, em várias cidades do Estado, relacionadas a atividades educativas, envolvendo alunos e professores.

Alex Márcio, da Assessoria de Imprensa da Sudema