João Pessoa
Feed de Notícias

Campina Grande sedia XX Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009 - 11:17 - Fotos: 

Pela primeira vez em vinte anos, a cidade de Campina Grande está sediando os Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência, que reúne equipes de atletas nas modalidades de atletismo, natação, futsal, judô, goalball, capoeira, voleibol de areia e basquetebol em cadeira de rodas. A abertura oficial dos jogos, em sua 20ª edição, aconteceu na noite desta quinta-feira (10) no Ginásio de Esportes do Complexo Plínio Lemos, no bairro de José Pinheiro.

 A competição vai até o dia 13. Entre as equipes que participam da competição estão a APAE de Santa Rita e João Pessoa, a Sociedade Pestalozzi, FUNAD, CEPES, AEPS, CEPES e Institutos dos Cegos.
 
A abertura dos XX Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência foi feita com as presenças do secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Francisco de Assis Silva, da presidente da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência – FUNAD, Rosália Maria Lins Araújo, das articuladoras políticas Dailsa Travassos e Maria de Lourdes Maciel, da secretária de Interiorização e Ação do Governo Ana Cláudia Nóbrega Vital do Rêgo e de sua chefe de gabinete Ana Cleide Rotondano, da coordenadora da FUNAD em Campina Grande Marleide Leite de Farias, entre outras autoridades e a imprensa em geral.
 
Ao som da banda marcial São Francisco de Assis, da FUNAD, as equipes fizeram o desfile de apresentação na quadra do ginásio e receberam a tocha olímpica. A tocha foi conduzida pelo atleta Pablo Luiz, bi-campeão olímpico de futsal. Em seguida, e ao som do Hino Nacional executado pela Filarmônica Epitácio Pessoa, de Campina Grande, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, feita pelo coronel Francisco; da Paraíba, feita por Rosália Araújo; e de Campina Grande, feita pelo coordenador de esportes do município, Eduardo Schafer. Depois todas as equipes fizeram o juramento do atleta, lido por João Luis dos Santos.
 
Ao usar da palavra o coronel Francisco disse que a realização dos jogos em Campina Grande pela primeira vez em vinte anos representa um motivo de orgulho para a cidade, mesmo porque o evento serve como instrumento de inclusão social e para agregar valores, além de estimular os atletas a se dedicarem cada vez mais as suas modalidades esportivas em busca da perfeição.
 
A secretária de Interiorização e da Ação do Governo Ana Cláudia, falou da satisfação de ter conseguido, como sendo uma de suas primeiras ações a frente da pasta, realizar os jogos em Campina Grande, até como forma de prestigiar a cidade e também para descentralizar o evento que sempre acontecia em João Pessoa. “É muito prazeroso para nós que integramos o Governo José Maranhão poder abrigar a todos vocês atletas e realizar os jogos nesta cidade pela primeira vez em vinte anos”, comentou.

Quem declarou oficialmente aberto os XX Jogos Paraibanos para Pessoas com Deficiência foi a presidente da FUNAD Rosália Maria, que fez questão de destacar a dedicação da secretária Ana Cláudia para promover o evento em Campina Grande. “Já no nosso primeiro contato ela garantiu que iria fazer isso, e fez. Ana Cláudia está mesmo de parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando a frente da Secretaria de Int0eriorização e da Ação do Governo”, disse Rosália.
 
Apolinário Pimentel, da Secom Campina Grande, com fotos de Hiran Barbosa