Fale Conosco

29 de maio de 2015

Campina Grande sedia etapa regional da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) e Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária (Sesas), em parceira com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizou nesta quinta-feira (28) mais uma etapa regional da IV Conferencia de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba, no município de Campina Grande, agreste paraibano.

Este ano o tema escolhido foi “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”, tendo como objetivo principal promover uma reflexão para alcançar novas políticas públicas e sustentabilidade na segurança alimentar. Dessa etapa regional, sairão as propostas efetivas para a IV Conferência Estadual a ser realizada em agosto, em João Pessoa.

Com a participação de quase 30 municípios, superando o público esperado, o evento recebeu a presença de mais de 200 representantes do poder público e da sociedade civil, como povos de terreiros, grupo de mulheres, juventude, grupos universitários, agricultores familiares, atingidos por barragem, negros, pescadores, e a participação da ASA Paraíba (Articulação do Semiárido Paraibano). Ao final do evento, foram escolhidos 19 delegados do poder público e 39 da sociedade civil.

Na conferência, a secretária executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, que também presidiu o evento, considerou  “um rico espaço de debate, onde foi uma oportunidade de ouvir e de contar com a participação da diversidades de grupos, movimentos sociais, várias ongs, terceiro setor, que atuam diretamente na política de Segurança Alimentar e nutricional. Durante todo dia, construímos propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual e que comporão também  subsídios para o plano de segurança alimentar e nutricional do Estado.”

Esteve presente também a vice-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), mãe Renilda Bezerra, destacando “que a legitimidade da Conferência se deu de forma conjunta entre o poder público e a sociedade civil, e a diversidade de grupos representou de maneira tranquila todo processo de decisão na eleição para os delegados”. E finalizou agradecendo a participação de todos entoando o canto das três raças.

Conferências Regionais – No cronograma das Conferências Regionais na Paraíba sobre Segurança Alimentar e Nutricional ainda serão realizadas reuniões no Brejo, Litoral e Sertão.

Confira as datas:

•       02 e 03 de junho: Conferência Temática: “Ciganos” e Conferência Regional do Alto Sertão – Sousa.

Local: Centro de Treinamento da Secretaria de Educação.

•        11 de junho: Conferência Regional do Brejo – Guarabira

Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo, Rua João Lordão, 125 – Bairro Nordeste II.

•        06 e 07 de julho: Conferência Temática “Étnico Racial” e Conferência Regional do Litoral – João Pessoa.

Local: Auditório da Reitoria da UFPB Milton Paiva.

Conferências Temáticas – Nas conferências temáticas não são eleitos delegados, porém, são de grande importância e foram criadas para garantir a representatividade de comunidades específicas. Em abril, foram discutidas questões sobre o acesso à terra e água, em Patos, e temas específicos para a população indígena, na Baía da Traição.