Fale Conosco

22 de maio de 2015

Campina Grande sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Agreste Paraibano



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), realiza na próxima quinta-feira (28), a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional do Agreste Paraibano na Universidade Federal de Campina Grande, localizada no bairro Universitário. O credenciamento tem início às 8h30.

Com o objetivo de promover uma reflexão para alcançar novas políticas públicas e sustentabilidade na segurança alimentar, o tema escolhido para este ano foi “Comida de verdade no campo e na cidade: Por direitos e soberania alimentar”.

Conferências - Na última quarta-feira (20) foi a vez do município de Picuí sediar a etapa regional das conferências do Curimataú. O evento reuniu diversos representantes dos dez municípios circunvizinhos que discutiram propostas que deverão ser encaminhadas à conferência estadual.

De acordo com o representante da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária, Carlos Ribeiro, o encontro é uma oportunidade positiva para a evolução na busca de novas políticas públicas. “Tivemos a oportunidade de ouvir e debater os problemas locais e tornar as pessoas conhecedoras da real política de direitos humanos e uma alimentação adequada”, disse.

A nutricionista do município de Cuité, Thaíse Costa, que participou da conferência em Picuí, destacou a importância do debate entre os órgãos públicos e a sociedade civil organizada. “É preciso organizar planos de intervenção de forma intersetorial buscando formular políticas públicas de segurança alimentar e nutricional que possam dar suporte às localidades caracterizadas pela vulnerabilidade social”, observou.

Ela acrescentou ainda que “quando se promove o direito humano, a alimentação adequada, estamos tornando o indivíduo autônomo para gerir sua própria saúde e nutrição”.

As palestras têm o apoio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional e Economia Solidária (Sesas).