Fale Conosco

30 de junho de 2009

Campanha reduz em 50% número de queimados nas festas juninas em Campina



A ‘Campanha de Prevenção de Queimaduras’ realizada pelo Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, surtiu efeitos práticos. Realizada durante todo o mês de junho, a iniciativa conseguiu reduzir à metade o número de queimaduras provocadas por fogos de artifícios e fogueiras, comparando-se ao mesmo período do ano passado. O percentual de redução de casos de queimaduras foi quase de 300% se comprado com junho de 2008.

Durante todo o mês de junho deste ano, a unidade hospital atendeu 43 pessoas com algum tipo de queimadura. Dessas, apenas 19 foram causadas por fogos de artifícios e ou fogueiras juninas. Somente no dia 23, véspera de São João, 16 pessoas sofreram queimaduras provocadas por fogueiras ou manuseio inadequado de fogos de artifício. Cinco delas ficaram internadas e se juntaram a mais duas que já estavam no local, mas 11 foram liberadas após fazer curativos.

Das cinco pessoas internadas três eram crianças. No dia de São João (24 de junho), mais uma pessoa ficou internada e na véspera do São Pedro (28), apenas um caso foi registrado sem gravidade.
Comparando esses números com o mesmo período do ano passado, percebe-se uma redução no número de pessoas queimadas. Em 2008, a unidade atendeu 82 pessoas no mês de junho e desse total 42 foram vítimas de queimaduras por fogos de artifício.

A direção da casa de saúde atribui a queda à campanha educativa desenvolvida pela Unidade de Queimados do Hospital. Coordenada pela médica Teodora Araújo e a psicóloga Afra Maria de Araújo, a campanha alertou as pessoas sobre o perigo que é soltar fogos de artifício ou fazer fogueiras juninas sem o devido cuidado.
         
O Hospital Regional é o único em Campina Grande que dispõe de Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar, contando com  24 leitos, sendo 12 reservados a crianças e outros 12 destinados a adultos. 

   
Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Campina Grande