João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha quer garantir estoque de sangue do Hospital de Trauma

segunda-feira, 7 de maio de 2012 - 12:29 - Fotos:  Cláudio Cesar/Secom-PB

Fachada do Hospital de Trauma em João Pessoa. Foto: Claudio Cesar

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realiza nesta terça-feira (8), em parceria com o Hemocentro da Paraíba, mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue.  Os trabalhos têm o objetivo de garantir o estoque para atender a demanda das transfusões realizadas na unidade de saúde.

Segundo a coordenadora da agência transfusional do Trauma, Rosineide Pontes, os estoques da unidade estão regulares, no entanto, é preciso repor as bolsas utilizadas pelos usuários da instituição. “Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Como o sangue é proveniente de doações, temos que apelar para a sensibilidade dos paraibanos, funcionários e acompanhantes, pois todos nós podemos necessitar de uma transfusão em caráter de emergência”, ressalta a coordenadora.

Os doadores devem comparecer ao Hospital de Emergência e Trauma munidos de documentos originais com foto. Lá, uma unidade móvel vai estar disponível para o atendimento no período das 9h às 16h. Durante a ação, o Hemocentro também realiza cadastros de medula para o Banco Nacional de Medula Óssea.

Só podem doar sangue pessoas com idade entre 18 e 65 anos, que estejam em boas condições de saúde, tenha peso mínimo de 50 quilos e que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou ter contraído doença de Chagas e hepatite após os 10 anos.