João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha de proteção à criança e ao adolescente ganha adesão de taxistas

quinta-feira, 23 de maio de 2013 - 17:07 - Fotos:  Lívia Reis

A campanha de proteção integral à criança e ao adolescente “Não finja que não viu” ganhou adesão do Sindicato dos Taxistas, que adesivou carros e distribuiu material educativo com informações sobre as diversas formas de violência infantil. A campanha foi lançada na segunda-feira (20) pelo governador Ricardo Coutinho e terá mobilizações permanentes durante todo o ano.

Na manhã desta quinta-feira (23), no Parque Solon de Lucena, uma equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), que coordena a campanha, distribuiu material educativo e adesivou os táxis. Participaram da atividade, além da Sedh, técnicos da Educação do Estado, Ministério Público, integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, além do presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Henriques.

A secretária da Sedh, Aparecida Ramos, destacou que o Governo do Estado, além dos programas que contribuem para o cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente nas áreas de educação, saúde, direitos humanos e outras, está empenhado em fazer com que a população tenha consciência de que a violência infantil precisa ser denunciada e coibida.

Esta é uma campanha ancorada em ações do Governo do Estado e estamos convocando todos para o fim da violência infantil na Paraíba. As denúncias devem ser feitas aos conselhos tutelares, por meio do disque denúncia. Não podemos ser cúmplices da violência. Essa adesão do Sindicato dos Taxistas é muito importante porque demonstra o comprometimento de uma categoria com a causa, assim como também de todo o trade turístico e demais parceiros”, ressaltou a secretária Aparecida Ramos, acrescentando que só nesta quinta-feira foram distribuídos 800 adesivos com o telefone do Disque 100 para denúncias de todo tipo de violência.

O presidente do Sindicato dos Taxistas, Antônio Henriques, disse que a categoria abraçou a causa. “Com certeza estamos unidos para tentar conter a violência contra a criança e adolescente. Sabemos que muitos adolescentes são vítimas de abuso e exploração sexual e estamos juntos para evitar que este problema aumente”, enfatizou. Segundo ele, em toda a Paraíba a frota de táxi tem 10 mil veículos. Desses, 3 mil estão circulando na grande João Pessoa.

Agenda – Nesta sexta-feira (24) pela manhã, no município de Boa Ventura, na região do Vale do Piancó, haverá audiência pública para o enfrentamento de violação de direitos de crianças e adolescentes.

A atividade, organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Pólo Regional de Ibiara), contará com distribuição de material educativo sobre as diversas formas de violência infantil, além de palestra com a equipe da Sedh sobre os principais sintomas de uma criança ou adolescente vítima de violência e os encaminhamentos necessários.

Já no município de Marcação, a Sedh participa também de uma ação conjunta organizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que fará a distribuição de material educativo sobre o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entre outras atividades.

A Campanha realiza durante todo o ano mobilizações com palestras em escolas públicas e privadas, abordagens em feiras livres e atos públicas nos municípios sobre os principais tipo de violência contra crianças e adolescentes. Haverá também Concurso de Boas Práticas, que será lançado em junho, com premiação para o melhor trabalho.