Fale Conosco

28 de novembro de 2012

Campanha pelo fim da violência contra a mulher promove atividades no Ponto de Cem Réis



Centenas de pessoas puderam conferir os serviços oferecidos nas tendas montadas no Ponto de Cem Réis, no centro da capital, durante toda a manhã pelos técnicos de várias secretarias do governo do Estado. Foram  disponibilizadas informações sobre violência doméstica e familiar, exploração sexual, serviços de atendimento às mulheres em situação de violência, Empreender Paraíba e Mulher, além da distribuição de preservativos e teste rápido de HIV/Aids. A ação integra a campanha “Violência contra a Mulher. Denuncie. Você não está sozinha”, das Secretarias de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Semdh),  Comunicação Social (Secom/PB) em parceria com o Sistema Paraíba de Comunicação (TVs Cabo Branco e Paraíba, Jornal da Paraíba, e rádios FM/AM).

A secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, informou que a tenda de serviços é uma forma de aproximar a Rede de Atenção às Mulheres à população. “Enfrentar a violência contra a mulher envolve diversos setores, como Justiça, Governo e sociedade civil. A tenda de serviços irá percorrer outros municípios, com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a questão da violência doméstica e familiar”, anunciou.

Depoimentos – A dona de casa Andréia Camilo, residente no município de Santa Rita, esteve participando da programação. Ela disse que a violência contra a mulher precisa ser combatida diariamente. “A mulher que sofre violência tem medo de denunciar por muitas vezes sentir-se sozinha e desamparada. Ter a oportunidade de conhecer os serviços é fundamental para sabermos onde buscar ajuda”, opinou.

Quem também esteve usufruindo dos serviços foi Maria das Graças, do bairro dos Bancários. Para ela, a Lei Maria Penha veio para coibir a violência e garantir os direitos das mulheres. “Já fui vítima da violência doméstica e desde a efetivação desta lei que esse tormento acabou na minha vida. A Lei Maria da Penha é um avanço na vida de todas nós”, afirmou.

 

Campanha - A campanha “Violência contra a Mulher. Denuncie. Você não está sozinha” é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e Comunicação Social (Secom/PB), em parceria com o Sistema Paraíba de Comunicação (TVs Cabo Branco e Paraíba, Jornal da Paraíba, e rádios FM/AM).

 

A iniciativa tem o objetivo de divulgar os serviços de atenção às mulheres em situação de violência e, principalmente estimular a denuncia, através do disque 197, da Polícia Civil e o 180 do Governo Federal.

 

Rede de Atendimento – Fazem parte dos serviços da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência a Casas Abrigo Aryane Thais, Centros de Referência da Mulher, Delegacias Especializadas da Mulher (Deams), Centros de Referências Especializados da Assistência Social (Creas), Promotoria e Defensoria Pública.

 

Tenda de Serviços – As ações das tendas de serviços estão sendo realizadas em  parceria com as Secretarias de Estado da Saúde, Maternidade Frei Damião, Casa Civil, Segurança Pública, Delegacias Especializadas da Mulher, Polícias Militar e Civil, Defensoria Pública, Centros de Referências e Movimento de Mulheres.

 

Seminário – As Secretarias de Estado da Saúde (SES), Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Mulher e Diversidade Humana realizam quinta-feira (29), o II Seminário da Rede de Atenção Integral às Mulheres Vítimas de Violência, para profissionais que integram os serviços. A abertura do evento acontece às 14h30, no Hotel Ouro Branco, em Tambaú.