Fale Conosco

6 de junho de 2011

Campanha orienta população de Campina a prevenir e tratar queimaduras



O Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande lançou nesta segunda-feira (6), na Escola Estadual Murilo Braga, a Campanha de Prevenção de Queimaduras com o slogan “Quem brinca com fogo termina queimado”. Até o dia 30 deste mês serão realizadas palestras em escolas e distribuída cartilha com orientações sobre o manuseio de fogos de artifício.

A diretora da Escola Estadual Murilo Braga, Julia Michel Habib, avaliou como de grande importância a realização da campanha neste momento, quando as tradições juninas elevam as ocorrências de acidentes.

Para o estudante Diogo Vieira, 13 anos, do 6º ano do ensino fundamental, a campanha do Hospital de Trauma vai ajudar as pessoas a terem mais cuidado na hora de soltar fogos de artifício. Já o seu colega de turma, Odney Michel, 14, disse que gostou muito da palestra sobre a prevenção a queimaduras ter sido ministra na sua escola.

A campanha será feita com a distribuição de uma cartilha de orientações em forma de cordel com objetivo de alertar as pessoas para o perigo de manusear fogos de artifício de forma inadequada. Também serão realizadas palestras em escolas públicas e privadas, e panfletagem em pontos estratégicos de Campina Grande.

Dicas – A coordenação da campanha orienta os pais a tomarem alguns cuidados para evitar que a festa termine em tragédia. Em caso de queimaduras, os pais devem evitar utilizar medicamentos sem consulta médica e, constatado o problema, o ideal é procurar imediatamente o Hospital Regional.

Não se pode usar creme dental, café, açúcar, vinagre ou outro produto similar, pois essas substâncias podem agravar o ferimento. Logo que a pessoa for queimada deve colocar sob a água a área atingida.

No setor de atendimento especializado, o hospital conta com uma equipe de oito cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas.

O Hospital Regional é o único em Campina Grande que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar. Referência no Estado, a unidade funciona com 18 leitos, sendo seis reservados para crianças e 12 para adultos. Os telefones do hospital são 3310.5906 e 8886.0402.