João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha Maio Amarelo promove ações educativas sobre segurança no trânsito

quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 09:14 - Fotos: 

Uma carreata, palestras e ações educativas realizadas no município de Mari marcaram o lançamento oficial da campanha Maio Amarelo 2015 na Paraíba. A campanha nacional tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

As atividades da campanha na cidade, realizada na terça-feira (19), chamaram atenção da população mariense. Muitos motoristas, ciclistas e estudantes participaram dos eventos. “Esse dia está sendo de grande importância para nossa cidade, é preciso que a população tome conhecimento em relação a prevenção e segurança no trânsito para que possamos diminuir o número de acidentes”, ressaltou o prefeito de Mari, Marcos Aurélio.

Segundo a chefe de Divisão de Educação do Detran, Abimadabe Vieira, a campanha conseguiu atingir boa parte dos moradores da cidade sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano. “O Detran vem mobilizando os gestores municipais para realizamos essas ações, e estabelecemos o dia ‘D’ em Mari, reunindo em um só evento as Secretarias de Educação, Saúde, Juventude Esporte e Lazer, além dos parceiros Samu, Polícia Militar, Policia Rodoviária Federal, DER, Corpo de Bombeiros, Marçonaria entre outros. Todos unidos em prol deste dia, promovendo ações no intuito de evitar acidentes de trânsito e preservar a vida”.

A estudante Glauciele Estevam, do Centro Educacional de Mari, falou da importância do Governo promover ações do tipo em cidades do interior do Estado, pois muitos motoristas se mostram imprudentes nessas localidades. “Estão acontecendo muitos acidentes aqui em Mari por imprudência; o que aprendi hoje, estarei transmitindo para meus familiares”, contou.

Já na manhã dessa quarta-feira (20), a campanha Maio Amarelo realizou uma blitz nas Faculdades Facene e Famene, abordando os alunos sobre a importância do trânsito seguro e consciente com entrega de fitas amarelas. “Esperamos que não somente neste Maio Amarelo, mas em todos os meses do ano, os motoristas tomem consciência da necessidade de respeitar as normas de transito com uso de capacete e cinto de segurança”, disse um dos alunos da faculdade.

Para o superintendente do Detran, Aristeu Chaves, a campanha reforça o trabalho de prevenção de acidentes que o Detran já vem desenvolvendo. “A meta do governo do Estado é reduzir o número de acidentes e estamos trabalhando para isso. O Maio Amarelo chegou e esse é mais um convite à reflexão do nosso comportamento no trânsito”, explicou o superintendente.

O lançamento da campanha Maio Amarelo contou coma a colaboração da Polícia Militar da Paraíba, Corpo de Bombeiros, Samu, DER, Batalhão de Policiamento do Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Prefeitura Municipal de Mari, Câmara Municipal de Mari e Conselho Tutelar.

Abordagens nas escolas 

Nesta quinta-feira(21), a Escola Pública de Trânsito do Detran realiza abordagens educativas com ações do ‘Maio Amarelo’ em duas escolas do município de Guarabira, que deverão assinar um termo de compromisso com a campanha.