Fale Conosco

30 de julho de 2012

Campanha estimula doação na Semana de Aleitamento Materno



A Maternidade Dr. Peregrino Filho, na cidade de Patos, promove, entre os dias 1 e 3 de agosto, a XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno. O tema da ação é “Compreendendo o passado – planejando o futuro”. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Maternidade Dr. Peregrino Filho, Instituto Social Fibra e Secretaria de Saúde de Patos.

A programação será distribuída em três locais. Na quarta-feira (1), às 9h, haverá a inauguração da Sala de Porcionamento de Leite Humano. Na quinta-feira (2) a programação acontece na Praça Getúlio Vargas (Centro), nos períodos da manhã e tarde, com distribuição de material educativo e apresentações culturais.

A programação continua, na sexta-feira (3), no auditório da 6ª Gerência de Saúde. A partir das 8h, serão realizadas duas palestras: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, ministrada pela psicóloga Volffraniad de Sá e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. As palestras têm como público-alvo todos os funcionários da Maternidade.

A coordenadora do Banco de Leite Humano, Joana Sabino, explicou que a Sala de Porcionamento vai disponibilizar toda assistência  às mães iniciantes, orientando e auxiliando, fazendo também a busca ativa para doadoras do Banco de Leite.  “Hoje o estoque atende a demanda, mas com a abertura da UTI neonatal será preciso um volume maior e quanto mais leite tivermos estocado, melhor para o desenvolvimento de nosso trabalho”, explica Joana.

O Banco de Leite da Maternidade Dr. Peregrino Filho conta com cerca de 30 doadoras, de Patos e Santa Luzia. “Nosso objetivo é mobilizar as mães que têm leite sobrando para que façam a doação”, acrescenta a coordenadora.