João Pessoa
Feed de Notícias

Mais de 23 mil crianças já atualizaram cartão de vacinação

segunda-feira, 26 de agosto de 2013 - 11:07 - Fotos:  Ricardo Puppe/Secom-PB

Até às 08h45 da manhã desta segunda-feira (26), 23.651 crianças já tinham comparecido aos postos de saúde em todo o Estado para atualizar o Cartão de Saúde. Esse primeiro balanço parcial da campanha para atualização do cronograma de vacina foi apresentado pela chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga. Aberta no sábado (24), a campanha vai se estender até o dia 30. “O ideal seria que até lá as cadernetas de vacinação de toda as crianças estivessem em dia”, destacou.

Ainda segundo os dados apresentados pelo Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, até o início da manhã desta segunda-feira já tinham sido aplicadas 21.066 doses de todas as vacinas que estão sendo oferecidas e em primeiro lugar estão as crianças na faixa etária de um ano com 5.904 doses. Algumas crianças que comparecem aos postos estão com o cronograma em dia e não precisam ser vacinadas.

Entre as vacinas oferecidas, a Tríplice Viral, que previne contra o sarampo, caxumba e rubéola foi mais utilizada com 10.107 doses. Isiane Queiroga explica que esse aumento deve-se à antecipação da faixa etária das crianças com relação à segunda dose que a partir do mês de fevereiro desse ano passou de quatro anos para um ano e três meses. Em segundo lugar está a vacina DTP que previne contra difteria, tétano e coqueluche com 3.030 doses aplicadas.

Isiane Queiroga enfatizou que essa campanha para atualização do cartão de vacina acontece no mesmo período em que era realizada a campanha que era exclusiva para aplicar a segunda dose da vacina contra a pólio, que não existe mais e desde o ano passado se transformou numa campanha de multivacinação.

Estão sendo oferecidas todas as vacinas do calendário, a exemplo BCG, hepatite B, pólio, penta, meningocócica, pneumocócica, rotavirus, entre outras.

A chefe do Núcleo de Imunização da SES explica que a vacina é uma forma segura e eficaz de ficar imunizado contra determinadas doenças. Mas não é só por isso que manter o cartão de vacinas atualizado é tão importante: “Se a gente pensar direitinho, a vacina pode ser considerada um ato cívico, já que uma pessoa imunizada tem menos chances de transmitir doenças para a sua comunidade”, afirmou.