Fale Conosco

16 de junho de 2013

Campanha de vacinação contra febre aftosa termina próximo dia 21



17.11.11 vacina contra febre aftosa 1 270x202 - Campanha de vacinação contra febre aftosa termina próximo dia 21A campanha de vacinação contra febre aftosa na Paraíba acontece até o dia 21 deste mês. Iniciada no dia 1º de maio, a primeira etapa da campanha registra a venda de 820 mil doses da vacina nas farmácias veterinárias do Estado. Desse total, cerca de 500 mil vacinações foram comprovadas junto à Defesa Agropecuária Estadual. Entre rebanhos nos currais e em circulação nos abatedouros, o Estado estima em cerca de 1,1 milhão de cabeças o número atual de bovinos e bubalinos.

A campanha terminaria no dia 31 de maio, mas o Governo do Estado solicitou e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação devido aos efeitos da estiagem prolongada, que provocou debilidade dos animais e dificuldades financeiras dos produtores.

Nossa meta é fazer com que a Paraíba avance para a classificação de zona livre de aftosa com vacinação”, declarou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Secretaria, Rubens Tadeu, alerta aos criadores sobre a necessidade de se comprovar a vacinação para se ter acesso à Guia de Trânsito de Animais (GTA). Após a vacinação, o prazo para a comprovação é de dez dias.

Todos os criadores de bovinos e bubalinos são obrigados a vacinar seus animais. A meta da Defesa Agropecuária é vacinar 100% do rebanho do Estado, estimado em 1,1 milhão cabeças de gado em 100 mil propriedades, conforme números oficiais da campanha do ano passado.17.11.11 vacina contra febre aftosa 3 270x202 - Campanha de vacinação contra febre aftosa termina próximo dia 21

Os criadores que não vacinarem seu rebanho ou não apresentarem a notificação no tempo previsto, estão sujeitos a punições como multas e a impossibilidade do transporte e comercialização, além da exclusão dos programas do governo, como por exemplo, o programa estadual de distribuição de ração.