Fale Conosco

21 de maio de 2013

Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa será encerrada no dia 31



emater campanha febre aftosa 12 270x202 - Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa será encerrada no dia 31A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa será encerrada no próximo dia 31 de maio. Depois de imunizar o rebanho, o criador tem até o dia 10 de junho para notificar a vacinação nos escritórios da Defesa Agropecuária espalhados pelo Estado. É necessário apresentar as notas fiscais das vacinas e a classificação do rebanho separado por idade e sexo. Atualmente existem no Estado 93 farmácias veterinárias aptas a vender a vacina contra aftosa e outros tipos de doenças que afetam bovinos e babulinos.

A meta é vacinar 100% do rebanho. Os criadores que não vacinarem ou não apresentarem a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas e impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo. As farmácias veterinárias que estiverem inaptas para a venda de vacinas devem procurar a Defesa Agropecuária para regularizarem a comercialização do produto.

vacinacao contra febre afetosa foto antonio david 81 270x202 - Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa será encerrada no dia 31O gerente executivo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rubens Tadeu, informou que a Paraíba está pleiteando ao Governo federal a classificação de zona livre da aftosa com vacinação. “Para que isto ocorra os criadores de bovinos e bubalinos no Estado devem vacinar seu rebanho e, após dez dias, declarar a vacinação nos escritórios da Emater e regularizarem seu cadastro”, afirmou.

Rubens Tadeu informou que técnicos estão percorrendo o Estado realizando palestras e fazendo vacinação assistida. Ao final da campanha, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca promoverá um levantamento geral para atualizar os dados sobre os rebanhos na Paraíba, a partir do número de animais vacinados.

A campanha começou no dia 4 de maio e a segunda etapa já está prevista para acontecer no mês de novembro. A vacinação é feita a partir de animais recém-nascidos e até os mais velhos. A dosagem é de 5 ml e custa em média R$ 1,50 nos postos de venda.