Fale Conosco

10 de junho de 2016

Campanha de queimados do Hospital de Trauma leva orientação aos idosos da Vila Vicentina



trauma queimados 270x175 - Campanha de queimados do Hospital de Trauma leva orientação aos idosos da Vila VicentinaA campanha para prevenção de queimaduras “Marcas que ficam para sempre” promovida pelo Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, foi realizada no abrigo de idosos Vila Vicentina, no bairro da Torre. Na ocasião, foi realizada uma palestra e distribuído material educativo. Os participantes esclareceram dúvidas sobre os tipos de queimaduras e os métodos mais adequados para o cuidado dos ferimentos.

Antônio Severino Cruz, 75 anos, lembrou que foi vítima de queimadura na juventude e que até hoje tem marcas pelo corpo. “Trabalhava com caldeiras em uma fabrica de açúcar, certo dia, o açúcar que estava fervendo em uma delas caiu no meu corpo. Foi um momento horrível, fiquei 90 dias interno em um hospital, sentia muitas dores.  Então sei o quanto a prevenção é importante, o acidente comigo aconteceu em um momento de descuido e até de imprudência. Digo aos jovens que tenham cuidado com as queimaduras, pois elas matam ou deixam marcas e feridas em nossa alma que nunca são cicatrizadas”, alertou.

trauma queimados1 270x168 - Campanha de queimados do Hospital de Trauma leva orientação aos idosos da Vila VicentinaA coordenadora de Enfermagem da Unidade de Queimados da instituição (UTQ), Desirée Mazecco, lembrou que a falta de informação e a imprudência são as principais causadoras desses acidentes. “Ao desenvolver atividades fora do hospital, estamos objetivando propagar conhecimentos e, ao mesmo tempo, prevenindo acidentes envolvendo queimaduras. Nas palestras, informamos medidas simples de prevenção e primeiros socorros”, explicou.

Dicas – Em caso de queimaduras graves, não é recomendado passar nenhum tipo de produto caseiro. A vítima deve colocar a parte atingida em água corrente, envolver com pano limpo e úmido e chamar por socorro médico. O Hospital de Emergência e Trauma é o único capacitado a receber vítimas de queimaduras. Somente no ano passado, a UTQ atendeu mais de mil pessoas e a incidência maior dos acidentes é com crianças.