Fale Conosco

10 de fevereiro de 2017

Campanha de doação reforça estoque de sangue no Hospital de Trauma de João Pessoa



Uma unidade móvel do Hemocentro da Paraíba estará no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no dia 21 deste mês.

O Trauma aderiu á campanha do Hemocentro ‘Chegou Carnaval! Bora Doar? Seja solidário. Doe sangue’, que pretende sensibilizar a população sobre a necessidade de reforçar estoques de sangue no período de carnaval, quando a demanda tradicionalmente cresce e há mais falta de doadores.

O hospital pretende mobilizar funcionários, acompanhantes e usuários para a doação de sangue. O complexo hospitalar é o maior serviço de emergência da Paraíba e a unidade de saúde que mais demanda sangue para transfusão. “A campanha serve para estreitar a parceria entre as duas instituições, facilitando o trabalho de reposição do sangue”, explicou a diretora geral da unidade de saúde, Sabrina Bernardes.

A maior parte das doações realizadas na ação será para reposição, ou seja, quando familiares e amigos de pacientes repõem o sangue utilizado nos procedimentos durante o internamento na unidade. A campanha atrai colaboradores, como é o caso do assistente administrativo, Daniel do Nascimento, que já sensibiliza os colegas de trabalho. “Estou convidando todo mundo. É um gesto nobre. Nós, que trabalhamos num ambiente hospitalar devemos sempre está na linha de frente. O melhor exemplo vem de casa”, completou.

Doações – Quem tiver interesse em doar sangue pode se dirigir ao Hemocentro, na Rua v. Dom Pedro II, 1119, no Centro. Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg, apresentar documento oficial de identificação com foto e não ser portador de doenças transmissíveis pelo sangue como malária, hepatite, doença de chagas, sífilis e Aids, entre outros critérios de triagem. O doador deve evitar alimentos gordurosos três horas antes e bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. É necessário um intervalo entre as doações de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano, e de 90 dias para as mulheres, com o máximo de três por ano.