João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha de doação de sangue do Trauma tenta abastecer estoque

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012 - 19:45 - Fotos:  Secom-PB

Com objetivo de abastecer os estoques de sangue para o período carnavalesco, o Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou nesta quarta-feira (01), em parceria com o Hemocentro da Paraíba, mais uma ação da Campanha Permanente de Doação de Sangue, tendo em vista a aproximação do projeto Folia de Rua e do Carnaval.

Segundo a assistente social do Hemocentro, Glória Araújo, a combinação Carnaval, férias e estradas movimentadas faz com que o mês de fevereiro aumente bastante o numero de  acidentes, ao passo que diminui o número de doadores. “É importante que cada pessoa saudável doe sangue uma vez por ano para evitar a falta de sangue nos hospitais”, defendeu Glória. Além disso, ela afirmou que a doação estimula a “fábrica do sangue”, que é a medula óssea do doador.

O diretor do Hospital de Trauma, Edvan Benevides, disse que doar sangue é um gesto de amor e solidariedade. “Este evento foi mais uma ação que reforça o compromisso do Trauma com a população paraibana, pois o sangue é o elemento vital que ainda não pode ser fabricado, depende exclusivamente do amor ao próximo. É bom lembrar que um dia o doador pode se transformar em receptor. É impossível prever o futuro,” destacou.

Durante o evento, também foi realizado cadastramento para doação de medula óssea. “Em nosso País, para cada 100 mil pacientes, apenas uma pessoa é compatível. Porém, quanto maior o número de pessoas cadastradas, maior a chance de cura e vida para pacientes com doenças hematológicas”, informou Glória.

As doações podem ser feitas no Hemocentro, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Av. Pedro II, 119, Torre, ao lado da Secretaria de Estado da Saúde, e nos Hemonúcleos espalhados  por todo o Estado.