Fale Conosco

6 de junho de 2012

Campanha de descarte de lixo eletrônico entra na segunda fase



A campanha “Descarte responsável” já conseguiu coletar 1,4 mil quilos de equipamentos de informática fora de uso que serão destinados à reciclagem. Trata-se de um projeto conjunto iniciado na segunda-feira (4) pela Companhia de Processamento de Dados (Codata) e pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam).

O lixo eletrônico coletado na campanha é encaminhado à empresa RCTec Resíduos Eletrônicos, de onde será destinado à reciclagem. À Semam caberá o fornecimento de mudas de árvores para a concretização da segunda fase da campanha.

Na primeira etapa, iniciada em outubro do ano passado, foi feita uma ampla divulgação acerca dos problemas causados ao meio ambiente pelo acúmulo do lixo eletrônico e pelo seu descarte inadequado. O principal meio de comunicação utilizado foram as redes sociais, sobretudo o Twitter.

Nessa segunda fase, a campanha ganha novo reforço e pretende, além do trabalho de conscientização e divulgação dos locais para descarte correto dos eletrônicos, plantar centenas de mudas de árvores a cada 10 menções atreladas à frase “Divulgue os pontos de coleta de lixo eletrônico e deixe João Pessoa mais verde http://bit.ly/rsw9EU #DescarteResponsavel”. Ou seja, a cada 10 vezes que for mencionada essa frase no Twitter, João Pessoa vai ganhar uma muda de árvore.

A contabilização das hashtags que resultará na quantidade das mudas a serem plantadas deve acontecer na próxima semana, em data ainda a ser definida pela organização da campanha.