João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha da Sudema retira mais de duas toneladas de lixo das praias paraibanas

quarta-feira, 14 de março de 2012 - 10:34 - Fotos:  Secom-PB

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) conseguiu envolver as comunidades de dez municípios paraibanos na Campanha Nossa Praia com de propostas de mudança de hábitos, da conscientização para importância da preservação e da reeducação quanto ao uso das praias e do descarte do lixo.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, a equipe da Sudema realizou visitas periódicas aos municípios de Pitimbu, Rio Tinto, Mataraca, Lucena, Baía da Traição, Conde, Marcação, Santa Rita, Cabedelo e João Pessoa. Nesses municípios, foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo, ao longo de um quilômetro de praia.

A equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental verificou também que o lixo acumulado nas praias é muito maior durante os fins de semana. No gráfico,é possível identificar quais os resíduos mais encontrados nas praias do litoral paraibano.

Como parte das ações do Nossa Praia, foram distribuídas sacolas plásticas oxibiodegradáveis aos visitantes das praias, além de orientações relacionadas ao tema da campanha: “Preservar é uma tarefa de todos!”. Os técnicos visitaram os bares locais e realizaram ações educativas também com os vendedores ambulantes, quanto à problemática do lixo encontrado nas praias e a importância de se recolher o chamado microlixo (tampa de garrafas, ponta de cigarros, canudos, palito de picolé, casca de caranguejo, casca de amendoim etc.).

Durante o período da campanha, foram realizadas gincanas do lixo, em parceria com os professores de educação física da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), além das brincadeiras utilizando material reciclado. Foram desenvolvidas também oficinas de reaproveitamento de garrafas pet e diversas discussões com temáticas relacionadas ao tempo de decomposição do lixo, coleta seletiva solidária e a importância da mudança de hábitos para a preservação do meio ambiente.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Karina Massei, essa campanha foi de fundamental importância. “A Nossa Praia foi apenas o primeiro passo para que ao longo do ano seja elaborado um plano de ação, junto aos municípios engajados nessa problemática do lixo no litoral paraibano, seguindo critérios paras as equipes de limpeza, agentes ambientais, acomodações do lixo e destino final, além de manter o trabalho de conscientização de comerciantes locais e frequentadores das praias”.