João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha contra homofobia será lançada nesta sexta

quinta-feira, 23 de agosto de 2012 - 11:54 - Fotos:  Reprodução

O Governo do Estado da Paraíba lança, nesta sexta-feira (24), a campanha de enfrentamento à homofobia. O evento acontece às 08h30, no Hotel Caiçara, no bairro de Tambaú, em João Pessoa, durante um café da manhã. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

A campanha educativa tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de denunciar os crimes lesbo-homo-transfóbicos e enfrentar o preconceito. Segundo a gerente executiva de Direitos Sexuais e LGBT, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Roberta Schultz, a campanha prevê a divulgação de peças publicitárias como, folders, cartazes, banners, camisetas, bottons e faixas, e outras ações.

“Pretendemos com essa campanha fazer um chamamento para que a população denuncie a homofobia e respeite os direitos e a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Será uma ação de sensibilização que visa trabalhar a questão do enfrentamento a todos os tipos de violências contra a população LGBT”, disse.

O combate à homofobia no Estado é um desafio para toda sociedade e principalmente para os poderes públicos. “Em 2011, segundo o monitoramento do Fórum de Entidades e Lideranças LGBT da Paraíba, foram 21 casos de homicídios contra LGBT. Em 2012, já temos 14 assassinatos, sendo 3 lésbicas, 5 gays e 6 trans (travestis e transexuais). O grande desafio é tipificar esse crime por lei, dando melhores e mais condições para o trabalho de investigação dos casos”, comentou Roberta Schultz.

Delegacia especializada – João Pessoa dispõe de uma delegacia especializada no combate aos crimes lesbo-homo-transfóbicos. O Estado está entre um dos poucos que disponibilizam este serviço especializado. A Delegacia atende pelo número (83) 3218-5317 ou 3218-6762 e funciona na Rua Francisca Moura, Centro de João Pessoa.

Espaço LGBT – O Espaço LGBT é um Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia criado pelo Governo do Estado, que oferece atendimento e orientação psicossocial e jurídica, promove seminários, cursos e capacitações e também ações itinerantes de promoção dos direitos de LGBT. O serviço está localizado na Praça Dom Adauto, 58, Centro.

XI Parada do Orgulho LGBT – Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, João Pessoa sedia neste domingo (26), a XI Parada do Orgulho LGBT, com o tema “Afirmando Direitos e Cidadania”.

O movimento acontece a partir das 10h, na orla das praias do Cabo Branco e Tambaú. A realização é do Movimento do Espírito Lilás (MEL) e do Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria (GMMQ), e contará com a apresentação de artistas como o Dj Dallez, Adeildo Vieira, Cida Alves, Banda No Exit, Banda Donna’s, DJ Guiraiz, DJ Helan, DJ Shioliver, DJ Kylt e banda Abrado’s Zóio.

Haverá também participação do Fórum LGBT, Liga Brasileira de Lésbicas, Articulação Nacional de Travestis e Transexuais, Homens Trans e Juventude LGBT.

A Semdh, através do Espaço LGBT (Centro de Referência dos Direitos de LGBT e de Enfrentamento à Homofobia da Paraíba), estará presente distribuindo o material da campanha do Governo do Estado de enfrentamento à homofobia e, com o apoio da Gerência de DST/Aids/HIV da SES, distribuindo preservativos.