João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha contra gripe imuniza 157 mil pessoas na Paraíba

segunda-feira, 2 de maio de 2011 - 14:58 - Fotos:  Foto: José Lins/Secom-PB

Estado disponibilizou 1.100 posto de vacinação. Foto: José Lins/Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população sobre a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, que está na penúltima semana. No último sábado (30) foi realizado o Dia D de Vacinação em todo o Estado, com 1.100 postos funcionando durante todo o dia e cerca de 5 mil profissionais envolvidos na ação.

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-NPI) revelam que até a manhã desta segunda-feira (2) foram vacinadas 157.703 na Paraíba, o que representa cerca de 25% das 620 mil pessoas que devem ser imunizadas. Este ano, os grupos prioritários para receber a vacina são os idosos, gestantes, crianças de seis meses até dois anos de idade, trabalhadores da saúde e população indígena.

Para as crianças devem ser aplicadas duas doses. Algumas pessoas que não fazem parte do grupo escolhido pelo Ministério da Saúde estão procurando os postos de saúde tentando tomar a vacina, mas os profissionais não têm autorização para imunizar quem não faz parte do conjunto de pessoas escolhidas. “Não adianta chegar querendo tomar vacina quem não faz parte do grupo prioritário. O Ministério da Saúde envia a quantidade de vacinas para imunizar os grupos prioritários.

Se a gente for vacinar toda a população vai faltar para os grupos prioritários que são os que estão mais expostos a pegar a doença”, explicou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Missania Moreira.

A campanha de vacinação teve início no dia 25 de abril e vai até o dia 13 de maio. Pessoas vacinadas até o final da manhã desta segunda-feira (2), segundo dados SI-PNI: 

Crianças T. Saúde Gestantes Indígenas Idosos
26.579 18.397 11.776 4.462 96.489