João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha contra febre aftosa vacina 78,94% do rebanho paraibano

segunda-feira, 15 de julho de 2013 - 18:49 - Fotos: 

A Defesa Agropecuária do Estado concluiu a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa com um índice de 78,94% de notificação. O número representa a vacinação comprovada de 1.065.674 bovinos dentro de um rebanho de 1.349.926 animais. A segunda etapa de vacinação está marcada para novembro deste ano.

Apesar do alto número de bovinos vacinados e notificados nesta primeira etapa, a Defesa Agropecuária registrou a venda de 1.266.160 vacinas nas farmácias veterinárias do estado. “Esse dado nos indica que muitos produtores vacinaram seus animais, mas não chegaram a notificar a vacinação nos escritórios da Defesa no prazo correto. É por isso que nossas equipes já estão em busca destes produtores inadimplentes para atualizar o sistema e elevar o índice de vacinação”, comentou o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca, vem desenvolvendo um trabalho contínuo para que a Paraíba seja elevada ao nível de zona livre com vacinação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O governo estadual não está medindo esforços para colocar a Paraíba como zona livre. Os técnicos da Defesa Agropecuária acompanharam de perto o produtor durante todo o período da campanha, sobretudo depois de um intensa e longa estiagem que afetou todo o rebanho do Estado”, acrescentou Marenilson Batista.

Notificação – Os produtores que não notificarem a vacinação do seu rebanho estão excluídos de participar de qualquer programa de Governo voltado para a pecuária, a exemplo da venda subsidiada da ração animal feita pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços (Empasa). De acordo com dados da Defesa Animal, dos 71.528 produtores do estado, 22.949 ainda se encontram em estado de inadimplência.