João Pessoa
Feed de Notícias

Campanha atualiza mais de 120 mil cadernetas de vacinação no Estado

terça-feira, 3 de setembro de 2013 - 10:04 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

O Governo do Estado encerrou, no sábado (30), a Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação, que foi aberta dia 24 de agosto. De acordo com números do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (SI-PNI), 120.406 cadernetas de vacinação foram atualizadas, destas 61.474 crianças precisaram tomar alguma vacina que estava atrasada. A meta era atualizar as cadernetas de 294 mil.

Segundo a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, a procura pela atualização foi boa, porém revelou algo preocupante. “Mais de 120 mil cadernetas de vacinação foram atualizadas, o que mostra uma busca de análise do cartão muito boa. Mas os números também mostram muita criança com vacina atrasada, mais de 50% estava nessas condições. Isso mostra que a Atenção Básica não está fazendo o seu papel de buscar a criança com cartão atrasado, independente de ter uma campanha de multivacinação ou não”, disse.

Ainda segundo Isiane, esses números não são definitivos, pois alguns municípios ainda estão atualizando seus dados. “O site do SI-PNI continua aberto até 6 de setembro (sexta-feira) para os municípios continuarem alimentando o sistema com as doses que ainda não foram computadas”, concluiu a gestora.

A campanha para atualização do cartão de vacina foi voltada para crianças com idades entre zero e cinco anos. A campanha foi aberta na Praça da Bandeira, em Campina Grande, e contou com a participação de 6.650 profissionais de saúde distribuídos em 2.377 postos de vacinação. Foram oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral polimielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).