Fale Conosco

24 de abril de 2013

Campanha arrecada livros para implantar bibliotecas em UPS



Estimular a leitura e, ao mesmo tempo, aproximar a polícia da comunidade. É o que pretende a Polícia Militar com o projeto “Bibliotecas Solidárias”. A ação é viabilizada por meio da parceria com a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e consiste na implantação das salas de leitura nas Unidades de Polícia Solidária (UPS) implantadas em nove bairros de João Pessoa e um de Campina Grande.

O projeto ainda é embrionário, mas o primeiro passo já foi dado. Desde o dia 18 de abril, a Funesc vem realizando uma campanha de doação de livros. A atividade se estenderá até o dia 30 deste mês, como parte da programação da Semana do Livro. Os postos de arrecadação estão instalados no hall da Biblioteca Juarez da Gama Batista e entradas principais do Espaço Cultural. Outra opção é entregar diretamente à UPS do bairro mais próximo. O material será destinado às bibliotecas das UPSs.

“Queremos criar um ambiente agradável de interação entre a polícia e a comunidade”, disse o coordenador das UPS do 1º Batalhão, capitão Kelton Pontes. Ele explica que, a princípio, as bibliotecas funcionarão dentro da UPS, mas de forma que os usuários não fiquem expostos. “A ideia é disponibilizar o empréstimo de livros, mas estamos elaborando um projeto para apresentar à Biblioteca Nacional para a criação de um espaço adequado de leitura”.

De acordo com o coordenador, com a aprovação da proposta, a Biblioteca Nacional envia, em média, 2 mil livros, cadeiras, carteiras, computadores e ar-condicionado para instalação de cada uma das salas de leitura.

Para a presidente da Funesc, Lu Maia, o projeto é muito válido já que vai possibilitar mais acesso à leitura em regiões de maior vulnerabilidade. “É muito importante que nesses bairros, que já foram tão marcados pela violência, as crianças e jovens possam enxergar e ter acesso ao mundo de possibilidades oferecido pela literatura e informação, e o momento para a implantação do projeto é perfeito, já que os bairros estão vivendo uma nova realidade sendo assistidos pelas UPS”, afirmou a presidente.

Polícia Solidária – Atualmente existem 10 UPS em todo o Estado – nove em João Pessoa e uma em Campina Grande. A primeira foi inaugurada em maio de 2011, no bairro Alto do Mateus. Depois foram instaladas em Mandacaru, Bola na Rede, São José, Bela Vista, Jardim Planalto, Roger, Jaguaribe e Geisel. Em Campina, a unidade funciona no Mutirão.

A instalação de UPS nos bairros permite agilizar o atendimento nessas áreas, promovendo uma melhor aproximação junto à comunidade. A população pode acionar diretamente os policiais de plantão usando a ‘Linha Direta’. Dessa forma, não é necessário ligar primeiro para o Ciop.

 

 

Onde estão as UPS

- Alto do Mateus

- Mandacaru

- Bola na Rede

- São José

- Bela Vista

- Jardim Planalto

- Roger

- Jaguaribe

- Geisel

- Mutirão (Campina Grande)