João Pessoa
Feed de Notícias

Caminhadas pela paz marcam Dia Estadual do Trânsito Consciente

sexta-feira, 9 de novembro de 2012 - 11:15 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

Caminhadas com pedido de paz no trânsito marcarão, nesta segunda-feira (12), o Dia Estadual do Trânsito Consciente, data instituída pelo governador Ricardo Coutinho com o objetivo de promover campanhas educativas para conscientização de crianças, jovens e adultos sobre os direitos e deveres dos pedestres, motoristas, ciclistas, motociclistas e passageiros. A lei número 9.709 foi sancionada no dia 25 de maio deste ano e publicada no dia seguinte no Diário Oficial.

Em João Pessoa, a concentração começa às 8h, em frente à Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), em Mangabeira I, de onde os manifestantes seguirão até o Mercado Público do bairro. A atividade, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), terá a participação de representantes de todos os órgãos de trânsito e Segurança Pública e de alunos de escolas públicas e particulares.

Durante a manifestação, a Divisão de Educação para o Trânsito do Detran fará a distribuição de material educativo  junto com representantes do Samu, Secretaria Estadual de Saúde, Centro de Ensino da Polícia Militar, Batalhão de Policiamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Solidária, Guarda Municipal, Semob, Funad, DER, Sindicato dos Taxistas, Sest-Senat, Denit, Polícia Rodoviária Federal, OAB, Cnec e outras instituições parceiras na luta pela paz no trânsito.

Ação em Campina Grande – A data também será marcada em Campina Grande por uma caminhada com participação de representantes de órgãos de trânsito e estudantes.  A concentração, que começa às 7h30, acontece na Rua Francisco Lopes de Almeida, no Bairro das Malvinas, próximo à sede da 1ª Ciretran. A caminhada  seguirá  pela Rua das Umburanas, encerrando-se na rua Jamila Abrahão Jorge.

A ação será realizada em parceria com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), a Companhia de Trânsito de Campina Grande (CPtran), o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Educação, a 3ª Regional de Ensino, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sest/Senat/Senai), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os Centros de Formação de Condutores (CFC’s), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Queda no número de acidentes – No Dia Estadual do Trânsito Consciente, a Paraíba poderá comemorar a redução da violência no trânsito da Capital. O último balanço divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, revelou que o número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas, entre janeiro e outubro deste ano, caiu 9,21%, em comparação ao mesmo período de 2011.

No acumulado de 2012 foram realizados 7.143 atendimentos a vítimas de acidentes de automóvel, motocicleta, ônibus, bicicleta e atropelamentos, número quase 10% menor do que o registrado nos 10 primeiros meses do ano passado, que chegou a 7.868 atendimentos. A redução foi impulsionada pela queda no número de acidentados de motocicleta, que teve um decréscimo de 9,76% entre janeiro e outubro deste ano em comparação a 2011.

As vítimas de acidentes de ônibus tiveram redução ainda maior, passando de 76 em 2011 para 34 neste ano (-55,26%), seguidas pelos acidentes de automóvel, que registraram queda de 7,70% (de 1.064 para 982 casos).

Para o superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a redução no número de acidentes de trânsito está associada a investimentos em campanhas educativas e ações de policiamento, com destaque para a Operação Lei Seca, lançada no dia 21 de setembro deste ano pelo Governo do Estado, com o objetivo de integrar e intensificar as ações do Detran e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

Com o slogan “Nossa luta é pela vida!”, a Operação tem como um dos desafios fazer com que o chamada Lei Seca, em vigor desde junho de 2008, seja efetivamente cumprida na Paraíba, considerando que, anteriormente, as fiscalizações eram concentradas na Capital e nas principais cidades.

Uma das viaturas utilizadas durante as blitzen é equipada com computadores que permitem o acesso ao banco de dados do Detran, além de etilômetros para a aplicação dos testes de alcoolemia.

Desde o lançamento no dia 21 de setembro, a Operação Lei Seca já flagrou 410 motoristas paraibanos dirigindo embriagados. Somando com as fiscalizações realizadas pelo Detran e BPTran desde janeiro, o número de flagrantes sobe para 1.332.

O comandante do BPTran, coronel Paulo Sérgio, que participa efetivamente das ações, disse que já é visível a mudança de comportamento dos motoristas paraibanos em relação à conscientização dos riscos da mistura álcool e direção. “Investindo em ações de policiamento, o Governo do Estado cumpre o papel de evitar que os que insistem em cometer este crime tipo de crime continuem a circular motorizados”, destacou.