João Pessoa
Feed de Notícias

Evento na praia de Tambaú abre Semana da Pessoa com Deficiência

segunda-feira, 19 de setembro de 2011 - 14:46 - Fotos: 

Caminhada da Funad atraiu cerca de 800 pessoas. Foto: Walter Rafael/Secom-PB

Mais de 800 pessoas participaram da caminhada “Inclusão se constrói passo a passo – Funad 20 anos na defesa dos direitos da pessoa com deficiência”, no final da tarde desse domingo (18), na praia de Tambaú, em João Pessoa. A caminhada fez parte da programação de aniversário da Funad e contou ainda com apresentações artísticas.

Foram mais de três horas de atividades comandadas por representantes de movimentos sociais que atuam no atendimento e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Se apresentaram no palco montado em Tambaú o Grupo de Capoeira e o Grupo de Pagode “Descobertas do Amanhã”, ambos da Funad, e o cantor paraibano Beto Melo. O grupo musical “Acredite”, do Centro de Atividades Especiais Helena Holanda, comandou a dispersão do evento, no Lago da Gameleira.

A caminhada contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (Conade), Moisés Bauer Luiz, que acompanhou a presidente da Funad, Simone Jordão Almeida.

Fim das barreiras – Na oportunidade, Bauer fez um apelo pelo fim das barreiras arquitetônicas que impossibilitam a acessibilidade não só das pessoas com deficiência, mas também daqueles com dificuldade de locomoção temporária e de idoso. Ele chamou a atenção para o fim de outra barreira, a criada pelas atitudes de rejeição a diversidade. “Precisamos quebrar as barreiras atitudinais, a exemplo do preconceito”, afirmou Bauer.

O evento deu início às atividades promovidas pelo Governo do Estado da Paraíba em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, nesta quarta-feira (21), e pelo aniversário de 20 anos da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), que é responsável pela fomentação e implementação das políticas públicas de atenção ao segmento no estado.

A Semana da Pessoa com Deficiência foi aberta no domingo (18) e prossegue até a próxima sexta-feira (23). A programação continua nesta segunda-feira, com atividades educativas, culturais e esportivas, na praia de Tambaú e na sede da Funad. Haverá ainda conferências, lançamentos de livro e selo, palestras, oficinas e o 1º Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com as presenças do secretário Nacional da Política da Pessoa com Deficiência (SNDP), Antônio José do Nascimento Ferreira, do vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira da Costa Filho, além do presidente do Conade, Moisés Bauer, e de prefeitos e gestores paraibanos.

A programação completa do evento está no endereço www.funad.pb.gov.br