João Pessoa
Feed de Notícias

Caminhada marca encerramento da Semana Estadual de Luta Antimanicomial

sábado, 23 de maio de 2015 - 12:18 - Fotos:  Secom-PB/ Ricardo Puppe

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, participou, nessa sexta-feira (22), em João Pessoa, da marcha que marcou o encerramento da V Semana Estadual de Luta Antimanicomial – O meu lugar é todo lugar. A programação teve início na segunda-feira (18).

A caminhada iniciou por volta das 16h, no Parque Solon de Lucena, em frente ao Procon  estadual, e terminou na Praça João Pessoa. O movimento contou com a participação de mais de 600 pessoas, entre usuários dos serviços de saúde mental do Estado, familiares, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial, das unidades de acolhimento e consultórios. Além disso, dez municípios, a exemplo de Cabedelo, Itabaiana, Mari, Queimadas, Sapé, Lagoa Seca e Conde marcaram presença no evento.

Durante o trajeto, houve apresentação do grupo Batucaps, que animou o trajeto com muito samba, além das músicas comandadas pelo trio elétrico.

A coordenadora Estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz, destacou que cada vez mais pessoas têm aderido à ação e que o maior compromisso e objetivo da gestão é ter uma Paraíba sem manicômio.

O diretor do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, Walter Franco, informou que a proposta da Secretaria de Estado da Saúde é acelerar a reforma psiquiátrica, transformando os hospitais psiquiátricos em centros de vivência, um ambiente mais humano e acolhedor, para os usuários com a participação de terapeutas. Walter Franco ainda destacou que a marcha representa a celebração de uma luta diária, junto a todos os trabalhadores e usuários. “A marcha celebra a luta de todos que compõem esse trabalho de respeito ao ser humano”, avaliou.

Saiba mais – O Movimento Antimanicomial teve o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. A data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no Estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.

Na Paraíba – Durante toda a semana, várias atividades foram realizadas nos 42 municípios da Coordenação Estadual de Saúde Mental, da SES-PB: momentos culturais; palestras nos Caps e em escolas; atividades físicas e recreativas com os usuários; oficinas de sensibilização; produção artística; terapia comunitária; caminhadas; rodas de conversas, entre outras ações.

Com o tema “O meu lugar é todo lugar”, os eventos promoveram debates entre usuários e profissionais de saúde mental, além de reunir familiares dos pacientes.

Na manhã dessa sexta-feira (22), uma equipe do Caps de Pombal, entregou para a secretária de Estado da Saúde, Roberta Abath, objetos produzidos pelos usuários.