João Pessoa
Feed de Notícias

Câmaras de Desenvolvimento têm propostas no Espaço Cultural

quinta-feira, 24 de março de 2011 - 18:53 - Fotos: 
Os relatores das oito Câmaras de Desenvolvimento que integraram a programação da “Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável – A Paraíba no Século XXI” farão uma síntese de todas as discussões e propostas apresentadas na tarde desta quinta-feira (24) durante Plenária a ser realizada a partir das 10h desta sexta-feira (25), no Cine Bangüê do Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. A informação é do gerente Operacional de Gestão Econômica de Sistemas Produtivos da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Teixeira.

Foram realizadas oito Câmaras de Desenvolvimento com o objetivo de abrir espaço para a participação de representantes dos vários segmentos organizados da sociedade paraibana na construção do Plano Plurianual (PPA) e do Orçamento Estadual durante os próximos exercícios administrativo-financeiros. Cada Câmara foi responsável pela discussão de um tema específico relacionado às várias áreas de atuação administrativa do Estado.

Na discussão sobre “Recursos Hídricos e Meio Ambiente”, atuou como facilitadora a superintendente da Sudema, Rossana Honorato, ficando a relatoria sob a responsabilidade do secretário executivo dos Recursos Hídricos, Fábio Agra Medeiros. O tema “Agropecuária e Pesca” foi apresentado pelo secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista da Silva, e teve como relatores Goevanni de Medeiros da Costa, presidente da Emater, Alexandre Eduardo de Araújo, secretário executivo da Agriculrtura Familiar, e Rômulo Araújo Montenegro, secretário executivo de Agropecuária e Pesca.

“Infraestrutura e Logística” foi o tema apresentado pelo diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Homes Jácome, cabendo a relatoria dos trabalhos a Francisco de Assis Leite. Já o tema “Micro e Pequenas Empresas” foi apresentado por Reginaldo Galvão, cabendo a relatoria a Martinho Leal Campos, ambos representantes da Secretaria do Turismo e do Desenvolvimento Econômico.

Também representando a secretaria, Luiz Alberto Leite atuou como facilitador do debate sobre o tema “Indústria, Comércio e Serviços”, ficando a relatoria por conta de Fernando Nazareno. Já a Câmara de Desenvolvimento do Turismo teve como facilitador Ferdinando Lucena, do Convention Bureau, e como relator João Arles, da PBTur.

“Ciência e Tecnologia” foi o tema do debate que teve como facilitador o diretor do INSA, Roberto Germano, e como relator Rubens Freire, da UFPB. Fechando o conjunto de Câmaras de Desenvolvimento, o tema “Recursos Minerais” foi apresentado por Marcelo Sampaio Falcão, tendo como relator Antônio Pedro Ferreira Sousa, da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Após a Plenária destinada à apresentação das sínteses das discussões das Câmaras de Desenvolvimento nesta sexta-feira, haverá a sessão de encerramento oficial da “Conferência Estadual sobre Desenvolvimento Sustentável – A Paraíba no Século XXI”, que deverá contar com a presença do governador Ricardo Coutinho.