João Pessoa
Feed de Notícias

Câmara técnica discute fomento à produção mineral na Paraíba

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 - 11:42 - Fotos: 

No dia em que foi instituída pelo governador Ricardo Coutinho, a Câmara Técnica de Fomento à Produção Mineral já saiu do papel. A primeira reunião ocorreu nesta quinta-feira (24), na sede da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM-PB), em Campina Grande, onde foram discutidos o cronograma e as metas de trabalho.

O presidente da CDRM, engenheiro Geraldo Nobre, explicou que a competência da Câmara Técnica é consolidar os dados referentes à produção mineral no Estado; apontar as políticas públicas fomentadas pelos Governos Federal e Municipal, que se destinam à área mineral em atividade e em inatividade na Paraíba; definir eixos para que se inicie o Programa Estadual de Cooperativismo na Mineração; e elaborar diagnóstico de áreas de exploração mineral no Estado.

Além da CDRM, integram a Câmara Técnica representantes das secretarias de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Gestão, de uma universidade pública e do Sebrae.

No decreto nº 32.015, que criou a Câmara Técnica, o Governo do Estado considera ser a Paraíba um Estado com grande riqueza mineral, necessitando de medidas que visem à sua exploração com sustentabilidade e responsabilidade. Também assinala que o Governo “deve dispor de meios para o incentivo necessário e o fomento devido ao setor mineral da Paraíba”.