Fale Conosco

6 de abril de 2015

Câmara dos Deputados oferece capacitação em educação para democraciaa professores de escolas públicas



A Secretaria de Estado da Educação informou, nesta segunda-feira (6), que estão abertas as inscrições, até 26 de abril, para a quinta edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento, da Câmara dos Deputados, que busca reconhecer os esforços de educadores na disseminação dos valores da democracia e da cidadania. Para participar do processo seletivo, dentre outros requisitos, o interessado deve atuar nos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública como professor regente, coordenador ou orientador pedagógico e ter interesse em trabalhar temas como democracia, cidadania, política e/ou Poder Legislativo com os alunos.

Os interessados devem se inscrever no processo seletivo, que consiste na participação no curso a distância “Educação para democracia e o Parlamento”, com carga horária de 30 horas. Serão disponibilizadas 216 vagas, preenchidas por sorteio eletrônico, sendo oito por Estado e o Distrito Federal. Participarão do programa os 54 professores com melhor desempenho no curso, observada a distribuição de duas vagas por Estados e DF. Caso não haja inscritos para todas as vagas de determinado Estado, estas serão remanejadas para outros Estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de habitantes.

Os convocados participam de uma intensa semana de formação em Brasília e de um módulo de elaboração de projetos à distância, nos quais aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e valores democráticos e para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto a Câmara dos Deputados e o Poder Legislativo.

O programa tem carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial (40 horas), que será realizado em Brasília no período de 31 de agosto a 4 de setembro, e Módulo de Aplicação (50 horas), na modalidade de educação à distância, no período de 15 de setembro a 21 de novembro. Serão abordados temas como noções sobre democracia, representação e confiança; introdução e problematização sobre o processo legislativo e introdução ao tema participação do cidadão.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial. Os participantes que concluírem com êxito o programa recebem, ao final da formação, certificado expedido pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados, com carga horária de 120 horas de capacitação.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no endereço eletrônico www.camara.leg.br/edulegislativa, clicando em “Educação para Democracia” e depois em “Missão Pedagógica no Parlamento – Conheça mais”. O edital pode ser consultado no link: http://www2.camara.leg.br/responsabilidade-social/edulegislativa/educacao-legislativa-1/educacao-para-a-democracia-1/missao-pedagogica/edital-no04-2015.

Programa Missão Pedagógica no Parlamento - É uma iniciativa da Câmara dos Deputados que tem como objetivo oferecer aos educadores formação em educação para democracia. Esse foi o primeiro programa destinado a professores da rede pública realizado pelo Legislativo no âmbito Federal e em 2015 está indo para sua 5ª edição. O programa busca a construção de uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas das escolas.