Fale Conosco

20 de setembro de 2012

Cajazeiras vai ganhar mais residências terapêuticas



A cidade de Cajazeiras vai ganhar mais dois novos serviços que passarão a integrar a Rede de Atenção Psicossocial. Através da parceria entre a 9ª Gerência Regional de Saúde e os municípios serão implantadas mais duas Residências Terapêuticas (sendo uma feminina e outra masculina).

Essas residências são dispositivos do programa de desospitalização psiquiátrica do Ministério da Saúde, constituídos para atender às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e sem referência familiar. Estes serviços contemplaram a 9ª Região de Saúde, uma vez que o referido município é referência para toda a região.

Além dessas residências terapêuticas, o município teve outros avanços na área de saúde mental e um deles foi a transição do CAPS I para CAPS II, com o objetivo de oferecer atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários.

A construção dessas residências terapêuticas atende a Portaria 1.981 de 12 de setembro deste ano, do Ministério da Saúde, que estabelece recursos financeiros a serem incorporados ao Limite Financeiro Anual de Média e Alta Complexidade.