João Pessoa
Feed de Notícias

Cajazeiras sedia 1ª Conferência Regional de Políticas para as Mulheres

quarta-feira, 17 de agosto de 2011 - 17:07 - Fotos: 


Cajazeiras, no Alto Sertão do Estado, é o primeiro município da Paraíba a realizar a Conferência Regional de Políticas para as Mulheres. O evento será nesta quinta-feira (18), a partir das 7h30, Centro de Apoio Integral a Criança (Caic) de Cajazeiras, e contará com a presença da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, e da presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, Maria da Guia Lima.

O encontro reunirá representantes dos governos municipal e estadual, de entidades, associações, comunidades rurais e organizações da sociedade civil da cidade, como também dos municípios de Monte Horebe, São José do Rio do peixe, Uiraúna, Santarém e Bonito de Santa Fé. Em todo o Estado, estão acontecendo conferências regionais e municipais, uma fase preparatória para a 3ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

Conferência estadual – O objetivo da Conferência Estadual vai ser discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres, contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para o exercício pleno da cidadania das mulheres da Paraíba.

A secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, destacou que quanto maior a participação dos governos municipais, organizações, entidades e sociedade civil nas conferências, melhores serão os resultados para a elaboração e implementação de políticas para as mulheres na Paraíba.

Conferências regionais – João Pessoa realiza a Conferência Regional no período de 25 a 27 de agosto, em parceria com os municípios de Santa Rita, Cabedelo e Conde. No dia 26 de agosto, é a vez do município de Mamanguape, que terá a participação de Jacaraú, Capim, Cuité de Mamanguape, Pedro Régis, Curral de Cima, Baía da Traição, Marcação, Lagoa de Dentro e Lucena.

No dia 29 de agosto será a vez de Picuí e os municípios de Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Nova Floresta, Frei Martins, Baraúna, Sossego e S. Vicente. Nos dias 30 e 31 de agosto, Patos realizar a regional com a participação dos municípios de Juru, Tavares, Emas, Santa Terezinha, Mãe D água, água Branca, S. José de Espinharas, Olho D água, Princesa Isabel, Maturéia, Imaculada e Quixaba. No município de Santa Luzia, será no dia 31 de agosto, em parceria com São José do Sabugi, Várzea e São Mamede. Guarabira e Sapé também organizam Conferência no dia 31.

Conferencias municipais – No último dia 10 de agosto, a cidade de Cachoeira dos Índios realizou a primeira Conferência Municipal, que reuniu cerca de 50 participantes. Ainda realizam as municipais este mês as cidades de São José de Piranhas (19/08), Bayeux (22 e 23/08), Puxinanã (23/08), Aroeira (24/08), Sousa (25/08), Campina Grande (26 e 27/08), Barra de São Miguel (29/08), Boqueirão (30/08), Monteiro (30/08), Umbuzeiro (30/08), Fagundes (30/08), Cuité (31/08) e Alcantil (31/08).

Depois de Cajazeiras, a próxima cidade a realizar a Conferência Regional é São José dos Ramos (29/08), com a participação dos municípios de Pilar, Juripiranga, Salgado de S. Félix, São Miguel de Taipu, Mogeiro e Pedra de Fogo.