João Pessoa
Feed de Notícias

Cagepa retoma substituição de redes de ferro por PVC em João Pessoa

sexta-feira, 1 de abril de 2016 - 17:49 - Fotos: 

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) retomou os serviços de substituição das redes de ferro fundido e cimento de amianto por PVC. Ao total, serão quase 4,5  quilômetros de novas tubulações em João Pessoa, aumentando a oferta e melhorando a qualidade da água para os consumidores. Nesta semana, os trabalhos iniciaram na Rua Benjamim Constant, em Jaguaribe. Somente neste bairro, estão sendo trocados 10 metros de rede de distribuição de água,  de 75 milímetros.

À frente da obra, o coordenador da Microrregião de José Américo, João Bosco Ramalho, explica que o cronograma segue até o fim do ano, atingindo principalmente os bairros próximos ao Centro da cidade, como Jaguaribe, Torre e Varadouro. “São áreas onde a tubulação é mais antiga e, por isso, sofriam muito com os vazamentos constantes. A rede estava frágil e, por isso, estamos engajados na renovação”, disse.

A mudança vai pôr um fim os problemas com falta de pressão, já que as redes em ferro fundido acabam oxidando com o tempo, diminuindo o diâmetro dos canos. “Além disso, a qualidade da água vai melhorar bastante”, pontuou. Nos locais com rede em cimento de amianto, a troca vai amenizar consideravelmente os vazamentos, tendo em vista que a tubulação em PVC confere mais resistência. 

Além da instalação da nova rede de abastecimento de água, a Cagepa está aproveitando para realizar substituição dos hidrômetros parados e antigos. “Como esse trabalho está sendo feito em bairros antigos da Capital, muitos hidrômetros estão desgastados e alguns até sem funcionar. Isso ajuda o cliente que vai pagar o valor justo pelo seu consumo e também incrementa a arrecadação da empresa”, explicou João Bosco.

O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, destacou a atenção da companhia com a manutenção da rede. “É um cuidado permanente da empresa levar água de qualidade para nossos clientes. É o nosso produto, afinal, e por isso estamos priorizando essas substituições de tubulações. Vamos beneficiar a comunidade e diminuir as perdas por vazamento. Ganha a empresa e ganha o consumidor”, disse.

Satisfação – O comerciante Carlos Júnior mora na Rua Benjamin Constant, em Jaguaribe, há 25 anos e acompanha o movimento dos operários na obra com satisfação. “Para mim, a obra vai melhorar a qualidade da água. E isto é importante aqui em casa porque uso a água que vem da rua para encher as garrafas de água para beber. Confio na água da Cagepa em João Pessoa. É boa. Quanto à obra passando na minha porta, os buracos incomodaram um pouco, mas estou satisfeito”, disse.

Já a dona de casa Nádia Maria de Lima, que reside na Avenida Conceição, também já comemora as melhorias na rede de abastecimento de água. “Depois da obra, a quantidade de água na torneira melhorou cem por cento”, avalia.