Fale Conosco

4 de junho de 2009

Cagepa orienta população sobre importância da preservação do meio ambiente



A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), numa ação da Diretoria de Operação e Manutenção e da Subgerência de Meio Ambiente e Educação Sanitária, estará promovendo nesta sexta-feira (5) um evento para marcar as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. O início está previsto para as 10h, na Praça de Eventos do Manaíra Shopping.

O objetivo, segundo a subgerente de Meio Ambiente e Educação Sanitária, Elizete Atanávio Oliveira, “é buscar a conscientização junto ao público sobre a importância da preservação e da conservação do ambiente em que vivemos, utilizando como foco o Dia Mundial do Meio Ambiente”.

A programação contará com atrações diversificadas, enfocando o público infantil e os próprios clientes do shopping. Elizete informou que além do Manaíra Shopping, foi fechada uma parceria com a Escola Fundação Bradesco para levar 60 alunos a participarem do evento.
Ela destacou que “crianças são, potencialmente, agentes multiplicadores da consciência ambiental por transitarem em várias esferas, como a familiar, círculo de amigos no bairro, na escola. Por isso, resolvemos trazer esses alunos para prestigiarem o evento”.

No local, o público terá acesso a uma mini Estação de Tratamento de Água (ETA), onde as pessoas terão a oportunidade de conhecer o processo que a água passa até chegar às torneiras residenciais. “Também distribuiremos folderes e cartilhas educativas para os presentes”, afirmou Elizete.

A Gerente do Controle de Qualidade da Cagepa, Ana Carolina Sá, entende que a conscientização não é só útil, mas também necessária já que as redes de água e esgoto são danificadas constantemente em decorrência do mau uso, ocasionando constrangimentos para todos. “Muitas vezes um esgoto estoura por causa do lixo, que entope as tubulações, ou das águas pluviais, que são indevidamente depositadas na rede de esgotos pelos próprios usuários do sistema”, afirmou.

Durante a programação da tarde, a Cagepa fará uma apresentação com fantoches. Fechando a atividade, às 16h haverá uma encenação teatral com o grupo da ‘Arretada Produções’, denominada ‘E a vida?’. A peça traz uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente para a qualidade de vida da população.

Eber Freitas, da Assessoria de Comunicação da Cagepa