João Pessoa
Feed de Notícias

Cagepa intensifica obras sanitárias no Jardim Cidade Universitária

terça-feira, 23 de outubro de 2012 - 12:00 - Fotos:  Secom-PB

Reforço na infraestrutura e garantia de qualidade de vida para os moradores do Jardim Cidade Universitária, na Capital, serão garantidos pelas obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro. Segundo o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, os trabalhos estão em pleno andamento, com mais de 60% das etapas executadas.

De acordo com o presidente, a obra representa um investimento da ordem de R$ 8,3 milhões, e consiste na implantação de 18 mil metros de rede coletora, 5.588 ligações domiciliares, três estações elevatórias de esgotos e 3.400 metros de emissário. Ele destacou que, no total, 27 mil pessoas serão beneficiadas.

Para o morador e funcionário público, Antônio Soares, é grande a expectativa da comunidade para receber o benefício. “Estamos apenas aguardando a conclusão da obra e a liberação da rede de esgotos, por parte da Cagepa, para fazer a ligação do esgoto do nosso imóvel”, disse.

O diretor de Expansão da Cagepa, João Vicente, reconhece a ansiedade dos moradores. No entanto, chama atenção para a ocorrência de esgotos estourados, em alguns pontos do Jardim Cidade Universitária. “Alguns moradores estão fazendo as ligações sem que a rede coletora esteja totalmente concluída e liberada. Isso acaba gerando desconforto para a própria população do bairro porque o esgoto acaba estourando em algum lugar”, alerta o diretor, assegurando que logo a obra esteja pronta para uso, os moradores serão informados pela Cagepa.

De acordo com a moradora e professora aposentada, Argentina Silva, a conclusão da obra de esgotamento sanitário vai representar para a comunidade do Jardim Cidade Universitária a melhoria da qualidade de vida. “Sem esgoto e mau cheiro nas ruas, teremos mais saúde. Também estaremos livres das velhas e antigas fossas nos quintais e jardins das casas”, acredita.

Conforme o subgerente de Obras da Cagepa, do Litoral, engenheiro Victor Hugo Santos, no momento, existem frentes de trabalho nas ruas Bancária Neusa Meira e Nurismam de Andrade Carneiro. “Também estamos atuando na construção da estação elevatória de esgotos, de número dois, e na execução de rede coletora, ligações e emissário de recalque”, exemplificou.