João Pessoa
Feed de Notícias

Cagepa implanta sistema e duplica oferta d’água em Santa Terezinha

quarta-feira, 13 de março de 2013 - 12:12 - Fotos:  Secom-PB

Já está em pleno funcionamento o novo sistema de abastecimento de água da cidade de Santa Terezinha, no Sertão paraibano. De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, a partir de agora, a Companhia passa a disponibilizar à população do município uma vazão de 25 metros cúbicos de água por hora, o que representa um aumento de mais que o dobro da capacidade de oferta anterior, que era de apenas 11 metros cúbicos.

Segundo o engenheiro Allan Alencar, subgerente de obras da Cagepa na Regional das Espinharas, em Patos, a população de Santa Terezinha passa a ter mais tranquilidade no abastecimento d’água pelos próximos 20 anos. “Esta é a nossa previsão, levando em conta uma estimativa populacional de quase quatro mil habitantes na zona urbana do município para o ano de 2030”, disse.

Na ampliação do sistema de abastecimento d’água da cidade, segundo o engenheiro da Cagepa, foram executados serviços desde a captação, localizada no Açude Capoeira, até a zona urbana. Ainda conforme Allan Alencar, para garantir o aumento da oferta de água tratada aos moradores, foram necessárias substituições dos conjuntos motor bomba da estação elevatória de água bruta e da estação elevatória de água tratada, por outros de maior vazão, potência e altura manométrica; construção de dez quilômetros de adutora de água tratada, paralela à tubulação existente, ambas em funcionamento.

“Além da construção de uma estação de tratamento de água convencional em fibra de vidro, também foi preciso assentar 2 km de rede de distribuição em PVC para reforçar a já existente”, disse Alencar, acrescentando que foram investidos na obra, pelo Governo do Estado, R$ 2,2 milhões.